Estudo analisa o perfil dos artigos publicados na Revista Norte Científico do Instituto Federal de Roraima

por Virginia publicado 10/02/2021 13h20, última modificação 10/02/2021 13h25
Em 2020, a Revista Norte Científico completou 15 anos de circulação, com a publicação de relevantes trabalhos de diversas áreas do conhecimento.

Na última edição da Revista Norte Científico, o artigo "Perfil dos artigos publicados na Revista Norte Científico do Instituto Federal de Roraima", de autoria dos professores do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Boa Vista (CBV) Marcello da Silva Soares e Pollyane de Barros Albuquerque Vieira, e da acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Aneri Inês da Silva Soares, traz as principais características dos textos publicados no periódico desde sua criação.

Análise – O artigo apresenta o perfil da produção científica divulgada pela revista no período de 2006 a 2019. No estudo foram analisados 148 artigos científicos, considerando o quantitativo de publicações de cada volume, a área temática de cada artigo, os pesquisadores responsáveis pelas publicações e as instituições por eles representadas.

Ao catalogar-se o perfil dos 148 artigos publicados na revista ao longo de quinze anos de existência, observou-se uma diminuição de publicações após o lançamento dos dois primeiros volumes, voltando a crescer o número de publicações a partir de 2018, chegando a 11 em 2019, o que sugere um maior interesse por esse espaço de publicação científica.

Autores – Do total de 332 autores, principais e coautores, 94 artigos foram escritos por dois autores ou mais, indicando que a pesquisa em equipe é maior que a individual. Entre os artigos publicados, o IFRR destaca-se com 84 artigos que têm como autores principais pesquisadores que declararam vínculo com a instituição, demonstrando a valorização da revista como fonte de divulgação institucional.

A titulação de mestre é a predominante entre os autores principais, e a área de conhecimento de Ciências Humanas destaca-se com 75 artigos do total publicado, demonstrando claramente a linha humanista da maioria das publicações, que, coincidentemente, é a área de pesquisa do professor aposentado do IFRR Edvaldo Pereira da Silva, com oito artigos publicados, e de Roseli Bernardo Silva dos Santos e Francisleile Lima Nascimento, com cinco publicações no periódico.

Resultado –  A pesquisa revelou que a revista é um importante espaço de divulgação de pesquisas e relatos de experiências do Estado de Roraima e que há uma predominância de servidores do IFRR entre os autores principais. “A Revista Norte Científico é um importante espaço de valorização e reconhecimento dos pesquisadores do IFRR e de outras instituições, que publicam suas pesquisas científicas por meio de artigos e relatos de experiência, visando à divulgação de suas ações acadêmicas, sendo o periódico referência no Estado de Roraima”, disse Soares.

Leia o artigo clicando no link a seguir:

Acesse a última edição da Revista Norte Científico no link a seguir:

CCS/Campus Boa Vista
9/2/2021