COVID-19 – Pesquisa monitora a média móvel de óbitos e novos casos em Roraima

por Virginia publicado 09/02/2021 19h22, última modificação 09/02/2021 19h22
Os interessados em acompanhar a atualização dos gráficos da pesquisa devem acessar o link https://boavista.ifrr.edu.br/mapeamento-da-covid-rr-1/mapeamento-da-covid-rr

Realizada pelo acadêmico Daniel Diniz, do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads),  sob a orientação do professor Walter de Oliveira Paulo, a pesquisa “Monitoramento da Média Móvel dos Óbitos e Casos Confirmados de Coronavírus (Covid-19) em Municípios de Roraima” faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq).

Monitorar os resultados obtidos pelo cálculo da média móvel e expressá-los em gráficos se faz necessário para informar à sociedade a evolução da Covid-19. Diante dessa necessidade, para cada município serão criados três gráficos (casos confirmados, mortes e casos recuperados). “Percebemos o quão importante são os “dados”, hoje em dia, para análises estatísticas. O meu primeiro contato com o tratamento de dados usando ferramentas tecnológicas foi nesse projeto, pois, no ensino médio, tive contato, mas de forma superficial. Assim, dispondo das tecnologias específicas, conseguimos mensurar probabilidades de um evento ocorrer ou não, e se preparar para ele. No caso da Covid-19, ajuda os profissionais da linha de frente na tomada de decisões, bem como a gestão a fazer o gerenciamento de recursos, caso o sistema esteja crítico ou superlotado”, disse Diniz.

“O Estado de Roraima conta com 15 municípios. Assim, teremos um total 45 gráficos da média móvel sobre casos confirmados, mortes e casos recuperados. Desse modo, apresentaremos a evolução da pandemia em cada localidade, tanto para os munícipes, quanto para transeuntes, turistas, bem como para aqueles que pretendem passar finais de semana com familiares em outro município. Esperamos que a pesquisa, nesse momento de profunda tristeza que estamos enfrentando, possa ser uma importante contribuição para a sociedade roraimense, visto que não há serviço de informação semelhante até o momento”, afirmou o professor Paulo.

Calcular a média móvel de distribuições de dados alocados em séries temporais é algo que vem sendo feito com frequência para o acompanhamento da pandemia da Covid-19. Grandes veículos de imprensa, por exemplo, o jornal americano The New York Times e o consórcio brasileiro de veículos de imprensa liderado pelo grupo Globo, estão fazendo uso diário desse aporte em seus noticiários.

Os interessados em acompanhar a atualização dos gráficos da pesquisa devem acessar o link https://boavista.ifrr.edu.br/mapeamento-da-covid-rr-1/mapeamento-da-covid-rr

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
9/2/21