Ação integrada entre os cursos de Licenciatura em Matemática e Educação Física leva entretenimento, lazer e conhecimento a comunidade indígena
Pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula para que os licenciados, futuros professores, vivenciem experiências em espaços formais e não formais de educação, e percebam as diversas possibilidades de atuação profissional, esse foi o principal objetivo da ação Cooperação Interdisciplinar de Práticas Pedagógicas em Educação Física e Matemática, realizada na última sexta-feira, 26, na Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante, localizada na Comunidade Taba Lascada, região da Serra da Lua, no Município do Cantá, em Roraima. A atividade consistiu em uma exposição de materiais concretos manipuláveis, jogos e dinâmicas.
A escola, que é de ensino fundamental, atende 250 alunos. Cerca de 200 participaram da ação, que contou com a atuação integrada de 26 acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Educação Física do Campus Boa Vista do IFRR.
Segundo a diretora de Políticas de Educação a Distância do instituto e uma das coordenadoras do evento, professora Solange Santos, o projeto é fruto de parceria com um professor, egresso de Educação Física, que desenvolvia a ação em escolas do interior do estado. “Em 2019, o evento foi realizado em Caracaraí. O que ocorreu na Escola Estadual da Comunidade Taba Lascada foi o primeiro depois do período crítico de covid-19. Ele é desenvolvido pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, porém conta com a participação de professores e estudantes de outros cursos de graduação do campus e com o apoio do Departamento de Ensino de Graduação. O objetivo da atividade é integrar estudantes da graduação com a comunidade escolar por meio de atividades práticas, lúdicas e interativas, que possibilitam a troca de saberes. Nesse sentido, os licenciandos têm a oportunidade real de praticar o que aprenderam na sala de aula e, ao mesmo tempo, de colaborar com as comunidades escolares. Portanto, com a participação ativa dos professores e dos estudantes da graduação, o projeto leva conhecimento e faz a alegria do público”, disse Solange.
O coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, professor Joerk Oliveira comenta que a realização dessas atividades na comunidade escolar tem um papel importantíssimo na vida dos acadêmicos. “Enquanto professores em formação, podem vivenciar o ensino de forma prática por meio de atividades lúdicas e exposição de materiais manipuláveis e de jogos matemáticos, o que contribui como incentivo às práticas docentes, possibilitando a identificação e o envolvimento com a sua futura profissão”, disse.
O acadêmico do oitavo módulo do curso de Licenciatura em Educação Física Erbeson Silva de Oliveira conta que participar do projeto foi uma experiência muito gratificante. “Poder levar à comunidade dinâmicas, proporcionando aos alunos vivenciar um dia diferente na sua rotina escolar, foi muito especial. Principalmente, para nós, acadêmicos, foi muito significativo colocar em prática o conhecimento que adquirimos em nossa formação”, afirmou.
Para o professor do curso de Educação Física Moacir Augusto de Souza, a atividade contribui para o desenvolvimento dessas duas importantes áreas do conhecimento nas comunidades onde é realizada. “Foi uma intervenção que impulsionou tanto a Educação Física como a Matemática na Comunidade Indígena Taba Lascada e no instituto, por meio da integração entre alunos do ensino fundamental, acadêmicos, professores, coordenadores de curso e gestores da escola atendida. Foi uma ação interdisciplinar fantástica, e vale muito a pena para quem participa ensinando e aprendendo. Foi certamente um dia de grande conhecimento, aprendizado e significado para todos”, comentou Souza.
De acordo com os acadêmicos, a experiência representa um misto de satisfação, alegria e muito aprendizado, como relata a acadêmica do primeiro do módulo do curso de Licenciatura em Matemática Maria dos Anjos de Sousa. “A exposição realizada naquela comunidade, além de ter me proporcionado muito aprendizado, me mostrou a realidade e me trouxe novas visões sobre a carência nas comunidades de projetos como esses, que levam uma alegria maior, um conhecimento inovador, com formas diferentes. Foi de suma importância para minha formação, pois senti na pele como é ser um professor e como é maravilhoso passar conhecimento e, melhor ainda, ver que, de alguma forma, aquelas crianças guardarão aquele dia para sempre em suas memórias”, contou a estudante.
Assim como Maria, a acadêmica Giovana Andrade da Fonseca relata que a experiência foi significativa, pois a fez enxergar como será sua atuação profissional. “Foi uma das experiências mais legais que tive, pois me faz ter certeza de que essa é a profissão que desejo seguir. Gostaria de agradecer aos professores organizadores, em especial ao professor Moacir, a oportunidade de enriquecer ainda mais meu processo de formação. Acredito que esse tipo de atividade reforça a integração, promove educação, esporte e lazer, e confirma a qualidade da educação ofertada pelo IFRR, que certamente nos ajudará a ser exímios profissionais. Obrigada pela oportunidade e por me proporcionarem mais saberes. Almejo que outras ações como essa possam ocorrer e, com certeza, vamos participar”, declarou.