IFRR/Amajari lança concurso de poesia sobre direitos humanos

por Rebeca publicado 30/03/2021 16h26, última modificação 30/03/2021 16h26
As inscrições ocorrem de 30 de março a 8 de abril de 2021, por meio de formulário on-line

Nesta terça-feira, 30, o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) publicou o edital do primeiro concurso de poesia da unidade sobre direitos humanos. A ação faz parte do projeto “A educação em direitos humanos: racismo, xenofobia e direitos indígenas”, do Programa Institucional de Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras 2020 (Inova/IFRR).

As inscrições ocorrem de 30 de março até às 23h59 do dia 8 de abril de 2021, por meio de formulário on-line, disponível no site Educação em Direitos Humanos (https://sites.google.com/view/a-educao-em-direitos-humanos/p%C3%A1gina-inicial). O conteúdo da obra deverá ser enviado ao e-mail concursodeartes@ifrr.edu.br no período de 9 a 18 de abril. No dia 27 de abril, dia de encerramento do projeto, serão divulgadas as obras vencedoras.

O objetivo do concurso é contribuir para a melhoria da educação no Município do Amajari, por meio do incentivo à leitura e à escrita, valorizando a difusão de conhecimentos sobre os âmbitos e os alcances de uma cultura em direitos humanos. Podem participar estudantes do município matriculados em escolas de ensino fundamental, ensino médio regular e médio técnico, bem como no ensino superior do IFRR/CAM e nos cursos de extensão da unidade.

De acordo com o coordenador do Inova no CAM, Francisco Moura, o concurso está dividido em quatro categorias e o material selecionado vai ilustrar a cartilha “Educação em Direitos Humanos: diálogo, reflexão e ação”. O resultado será divulgado dia 27 de abril, às 15 horas, ao vivo, pelo canal oficial do IFRR no YouTube. “Poderão participar os alunos regularmente matriculados no IFRR/Campus Amajari e nas escolas vinculadas à rede estadual no Município do Amajari”, explicou.

Segundo Moura, cada estudante só poderá participar com um poema, que deve ser  inédito (não ter sido divulgado ou publicado). Serão premiadas as três primeiras obras em cada categoria, selecionadas pela comissão. Os três primeiros colocados vão receber, respectivamente, R$ 200,00, R$ 100,00 e R$ 75,00 em premiação (como fone de ouvido, camiseta, máscara, livro, pendrive, caderno, mochila, lápis, squeeze, caneta).

CATEGORIAS DO CONCURSO DE POESIA DO IFRR/CAM

Categoria I: Escolas de Ensino Fundamental (9º ano) do Município do Amajari (5 poesias);

Categoria II: Escolas de Ensino Médio Regular e Técnico do Município do Amajari (10 poesias);

Categoria III: Alunos do Ensino Superior do IFRR/Campus Amajari (5 poesias); e

Categoria IV: Alunos matriculados nos Cursos de Extensão do IFRR/Campus Amajari (10 poesias).

Ascom/Reitoria do IFRR
Rebeca Lopes