ACORDES BÁSICOS – Período de inscrições para aulas de violão no CBVZO começa na segunda-feira

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 09/06/2022 17h50, última modificação 27/06/2022 19h15
As inscrições serão realizadas de 13 a 23 de junho, no horário das 14h às 21 horas, na Coordenação Pedagógica do Campus Boa Vista Zona Oeste
ACORDES BÁSICOS – Período de inscrições para aulas de violão   no CBVZO começa na segunda-feira

O curso é voltado para adolescentes moradores do Bairro Laura Moreira e entorno que já possuem o instrumento e que desejam se aperfeiçoar

Com o objetivo de integrar a comunidade do bairro Laura Moreira e entorno, o CBVZO, por meio do projeto "Violão e os Acordes Básicos”, aprovado no Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão (Pbaex ) do IFRR, promoverá curso de violão  com carga horária de 48 horas.

O período de inscrições começa na segunda-feira, dia 13, e vai até o dia 23 de junho, diretamente na Coordenação Pedagógica do campus, no horário das 14h às 21 horas.

Ao todo, o curso gratuito disponibiliza 20 vagas para adolescentes com idade a partir dos 12 anos. As aulas estão programadas para ter início no dia 18 de julho, devendo ocorrer às  segundas e quartas-feiras, no horário das 18h às 19h30.

Uma das coordenadoras do projeto, a técnica Aldaires da Silva, esclarece que o foco do curso estará nas pessoas que já possuem um violão e que desejam aprender ou aperfeiçoar o uso do instrumento musical.

“A seleção das vagas será por ordem de inscrição [chegada]. Havendo maior demanda que o número de vagas, o público externo terá prioridade, assim como a lista de espera poderá ser chamada a qualquer momento se houver desistência ou faltas habituais de algum participante”, explicou Aldaires.

Segundo o autor do projeto, o aluno bolsista do CBVZO Wenderson Cauã, do curso Técnico em Comércio, que deverá ministrar as aulas, a expectativa, além de promover a integração da comunidade com o campus e despertar mais interesse pelas ações do IFRR no local, é desenvolver habilidades sociais, despertar a autoestima, a disciplina, a sensibilidade, a socialização e a colaboração entre os participantes.

“Além de incentivar os participantes a ingressarem em algum dos cursos ofertados pela instituição, queremos ofertar à comunidade uma atividade de lazer saudável, valorizar a música popular brasileira e regional, assim como os talentos musicais, pois sabemos os benefícios que a música produz nos campos social, cultural e emocional”, comentou o estudante, ao lembrar que a música o ajudou a superar um período de depressão.

A partir da realização dessas aulas, um grupo deverá ser formado para apresentações nas atividades desenvolvidas pelo CBVZO, como eventos, saraus, entre outras. Também, conforme previsto no projeto, serão promovidos momentos de estudo coletivo, planejamento das ações pedagógicas e reuniões que visam estimular a reflexão acerca das ações realizadas.

Os resultados do projeto "Violão e os Acordes Básicos” deverão ser divulgados nos eventos institucionais do IFRR, em especial no sarau realizado no mês de novembro e no Fórum de Integração do IFRR (Forint 2022).

inscreva_se aqui 2017_1