8.º FORINT – Projetos com enfoque na sustentabilidade são destaque durante o evento

por Sofia Lampert publicado 28/11/2019 21h55, última modificação 24/11/2020 14h38
No evento, estudantes das turmas de primeiro ano do curso Técnico de Serviços Públicos do CBVZO/IFRR apresentaram trabalhos sobre sustentabilidade e interagiram com o público presente

Entusiasmo e responsabilidade social não faltam às turmas de primeiro ano do curso Técnico de Serviços Públicos do Campus Boa Vista Zona Oeste que estão apresentando trabalhos sobre sustentabilidade e interagindo com o público no 8º Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Roraima (Forint/IFRR). Entre os docentes mais envolvidos nos projetos estão as professoras Clarice Gonçalves Rodrigues Alves (História) e Gisela Hahn Rosseti (Educação Física).

 

Coleta seletiva – O foco da ação desenvolvida pela turma 112, realizada em conjunto com a Associação Global e a Associação Terra Viva, é a coleta de material reciclável para ser destinado a duas associações.  Nesse processo, os estudantes contam com o apoio da empresa terceirizada de limpeza para a separação do material coletado.

A professora Clarice informou que os alunos estão há mais de um mês realizando a coleta e já recolheram mais de duas carretas de material, que foi encaminhado para a reciclagem nas duas organizações. “A unidade está engajada nessa mobilização tentando minimizar o uso do plástico o máximo possível”, disse.  

Já a professora Gisele explicou que a sensibilização começa internamente, mas que é pretensão da unidade também realizar esse trabalho com o público externo. “É só olhar no entorno da unidade e perceber que há grande necessidade de uma conscientização por parte da comunidade também, inclusive de pessoas de outros bairros, provavelmente, já que vêm com carro de grande porte para jogar o lixo aqui nos bairros da Zona Oeste”, lamentou.

Nos espaços onde os alunos estão expondo os projetos, vê-se material coletado em sacos que será destinado às associações, enfeites e brinquedos feitos com material reciclado e uma bela maquete produzida por uma das associações. Um dos estudantes, Lucas Leal, resumiu bem a proposta da ação. “Cada um fazendo sua parte, podemos ter um futuro melhor”, disse. 

 

Ecobazar – A turma 113 do curso, por meio de um bazar, está vendendo, a baixo custo, roupas, acessórios e calçados doados por alunos e servidores do CBVZO. O dinheiro arrecadado será destinado a atividades de educação ambiental, ou seja, utilizado para a compra de mudas e plantas ornamentais para a unidade de ensino.

Carla Cristine, uma das alunas envolvidas na ação, destacou a importância de aumentar a vida útil de um produto por meio da sua circulação, além da satisfação de poder fazer algo pela unidade onde estuda. A professora Clarice explicou que esse tipo de ação envolve questões de economia circular, economia solidária, além do trabalho com temas sobre consumismo e agregados.

 

Trilha sensorial – Com foco em explorar algumas sensações, a turma 111 propõe aos que passam pelo espaço a experiência de sentir cheiros, degustar alimentos e decifrar objetos com os olhos vendados.  

Conforme a professora Clarice, a atividade é voltada para a sensibilização ambiental. A estudante Rosane de Jesus Silva, da turma 111, explicou que “a experiência é de grande importância para aprender a lidar com o público e às diferentes respostas frente a experiências idênticas das pessoas”.

 

Os trabalhos expostos já haviam sido apresentados ao público na Mostra Pedagógica da unidade e agora podem ser vistos por um público maior no Forint, que envolve todos os campi e a Reitoria.

 

Sofia Lampert
Fotos: Nenzinho Soares
Ascom/Reitoria
28/11/2019
registrado em: VIII FORINT
« Agosto 2020 »
month-8
Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5
  

 

inscreva_se aqui 2017_1