PROFEPT – Aberto prazo para credenciamento de docentes no mestrado da Rede Federal

por Sofia Lampert publicado 17/05/2019 18h24, última modificação 17/05/2019 18h24
As inscrições ocorrem de 16 a 27 de maio, na coordenação do polo em Roraima, que funciona no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima.

A Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), que neste ano ofereceu 908 vagas para seleção em nível nacional, publicou edital de credenciamento de docentes permanentes. As inscrições ocorrem de 16 a 27 de maio, na coordenação do polo em Roraima, que funciona no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima.

Para Roraima é oferecida uma vaga destinada a professores efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O selecionado vai completar o quadro de vagas de 12 professores por instituição associada. Ele precisa atuar em regime de trabalho de 40 horas ou DE (dedicação exclusiva), ser portador do título de doutor em programa reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e apresentar produção científica intelectual nos últimos dois anos.

No requisito específico, exige-se que o doutorado seja em ensino, na área de Ciências Humanas ou nas áreas de Linguística, Letras e Artes, para atuar na linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT e ministrar a disciplina obrigatória Bases Conceituais em EPT.

O pedido de credenciamento deverá vir acompanhado de uma cópia atualizada do Curriculum Vitae, versão Lattes; dos formulários dos anexos 2 e 3 do edital preenchidos; e de uma carta de anuência do diretor do campus em que atua declarando ciência da necessidade de 15 horas semanais dedicadas ao ProfEPT.

De acordo com o coordenador local do programa, Gilberto Pires, essa é uma excelente oportunidade para o crescimento profissional e científico de docentes, bem como para a colaboração com a instituição na oferta futura de mestrado e doutorado. “Possibilita maior visibilidade científica produtiva, que capacita o docente e a instituição a, futuramente, pleitear aberturas de programas stricto sensu com chancela própria”, explicou.

Conforme Pires, o edital vai subsidiar um quadro de reserva de docente com validade de um ano, no caso de desistência de algum dos docentes credenciados no polo. Para obter informações ou tirar dúvidas, o e-mail da coordenação local é profept@ifrr.edu.br.

 O mestrado em rede oferece 908 vagas e tem 40 instituições associadas em todos os estados. A prova de seleção foi aplicada no último dia 5 de maio, em todo o País. Em Roraima, o curso será ofertado pelo IFRR/Campus Boa Vista. Das vagas, 22 são para Roraima, sendo metade para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e metade para ampla concorrência. As aulas estão previstas para o segundo semestre.

 

 

Rebeca Lopes
Ascom/Reitoria
17/5/19
« Julho 2019 »
month-7
Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3