Parceria entre IFRR e Setec garante oferta de 2 mil vagas em cursos

por Rebeca publicado 14/05/2020 20h55, última modificação 15/05/2020 14h02

Neste momento de pandemia pelo novo coronavírus, uma importante pactuação foi firmada entre o Instituto Federal de Roraima e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), para a oferta de 2 mil vagas em cursos de formação inicial e continuada (FIC), na modalidade de Educação a Distância.  As inscrições são gratuitas e ocorrem de 15 a 22 de maio, exclusivamente pela internet, no link https://sgc.ifrr.edu.br/edital/visualizar/17/.

O preenchimento das vagas será conforme a ordem de inscrição. No total, são oito cursos (Assistente Financeiro, Assistente Administrativo, Desenvolvedor de Aplicativos para Mídias Digitais, Agente de Informações Turísticas, Editor de Vídeo, Auxiliar Pedagógico, Agente de Proteção Social Básica e Recepcionista), distribuídos em 11 municípios. A carga horária mínima é de 160 horas, podendo chegar a 240 horas, dependendo da escolha do interessado.

A elaboração e articulação do projeto ficou a cargo da Diretoria de Políticas de Educação a Distância do IFRR (Dipead), com estratégia de execução em parceria com os campi Boa Vista Zona Oeste, Avançado Bonfim, Amajari e Novo Paraíso, além da Reitoria. Os cursos serão ofertados pelos polos localizados nos Municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis, São Luiz do Anauá e Uiramutã.

De acordo com a reitora do IFRR, Sandra Mara Dias Botelho, o MEC, por meio da Setec, está ofertando cursos FIC com o objetivo de preparar a sociedade para o mercado de trabalho, de forma produtiva, com formação gratuita e de qualidade para o período pós-pandemia, ou seja, quando passar tudo isso, as pessoas estarão preparadas para serem inseridas no mundo do trabalho. O investimento para a oferta é de R$ 844.200,00, sendo que cada um dos parceiros arcará com 50% dos valores.

“Além de ações como aprovação de projetos e liberação de recursos para o enfrentamento ao coronavírus em todo o País, essa foi uma das formas de a Setec, em parceria os institutos federais, contribuir para a formação profissional de estudantes e da população de modo geral”, disse Sandra Mara, chamando a atenção para o fato de que há vagas para estudantes a partir dos 15 anos e com ensino fundamental completo e para quem já concluiu o ensino médio.

Ela também destacou que, ao aderir à iniciativa da Setec, o IFRR objetiva contribuir para o desenvolvimento profissional da população roraimense, proporcionando oferta de formação profissional por meio da Educação a Distância. Outro ponto destacado é que, mesmo com a suspensão temporária do calendário acadêmico em todas as unidades e com o trabalho remoto, a efetivação da oferta vai garantir à instituição aumentar em 45% o número de matrículas em cursos de formação inicial e continuada no período de 2020 a 2021.

Rebeca Lopes
Foto IFRR: Reitora Sandra Mara