Palestra da Setec abre evento de Gestão de Pessoas do IFRR

por Sofia Lampert publicado 18/06/2019 20h55, última modificação 19/06/2019 23h40
O objetivo do evento é promover a troca de conhecimentos e experiências próprias da gestão de pessoas, com foco na capacitação gerencial, inovadora e estratégica da equipe do IFRR

Na manhã desta terça-feira, 18, iniciou-se o 2º Encontro de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Roraima (IFRR), voltado aos servidores da diretoria e das coordenações dessa área.  O evento, realizado no auditório do Campus Boa Vista (CBV), termina no fim da tarde desta quarta-feira, 19. 

A abertura foi marcada pela palestra “Ações da Coordenação-Geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal diante das demandas das instituições de ensino que integram a Rede Federal EPCT”, ministrada pela respectiva coordenadora, Silvilene Silva Souza. Vinculada à Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal, a coordenação integra a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).  Durante a exposição, a palestrante explicou o modelo de dimensionamento atual de cargos e funções, bem como o plano de carreira dos servidores federais, que estão sendo analisados e que devem passar por mudanças e reestruturações, além de abordar outros temas da área de gestão de pessoas.

Em razão do cenário econômico do País, Silvilene esclareceu que está sendo elaborada uma nova versão da Portaria MEC nº 246, para que possa haver remanejamento de servidores entre as unidades dos institutos, a fim de mitigar a necessidade de novas contratações. “Além disso, é importante verificar a possibilidade de parcerias institucionais, conforme a realidade local de cada instituição”, completou.

Durante a solenidade, estavam presentes os diretores-gerais dos campi e a reitora do IFRR, professora Sandra Mara Botelho. Ao dar as boas-vindas ao público e parabenizar os organizadores do evento, a reitora destacou a importância da área de gestão de pessoas na instituição. “A DGP é o setor por onde o servidor inicia sua entrada na instituição e por onde sai. Por isso, há necessidade de profissionalização técnica, sem perder a humanização”, disse.

 

No período da tarde, ocorreu outra palestra, com o tema do evento: “Políticas e práticas inovadoras de gestão de pessoas”. Ela foi ministrada pelo ex-reitor do IFRR Ademar de Araújo Filho, atualmente em cooperação técnica no Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Após a explanação, houve mais uma palestra, “Gestão do tempo como ferramenta para elevar a produtividade”, desta vez proferida pela coordenadora de Planejamento do IFRR, Letícia Vilar.

Quarta-feira, 18, no período da manhã, haverá uma exposição sobre “acumulação de cargos”, feita pelo procurador da Advocacia-Geral da União no IFRR, Daniel Oliveira Nóbrega. Também, nesse período, o presidente de Ética do IFRR, Adailton dos Reis, falará sobre o código de ética da instituição. Além disso, a assistente social Tatiane Sodré vai explicar a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Servidor (Pass). No período vespertino, estão programadas as palestras “Inovação na Gestão de Pessoas”, ministrada pelo professor Vinícius Tocantins, e “Motivação na gestão de pessoas”, proferida pela professora Geórgia Patrícia Ferko, da Universidade Federal de Roraima.


OBJETIVO DO EVENTO

 O encontro está sendo organizado pela Diretoria e pelas Coordenações de Gestão de Pessoas e tem como público-alvo os servidores dessa área e os gestores da instituição. O objetivo do evento é promover a troca de conhecimentos e experiências próprias da gestão de pessoas, com foco na capacitação gerencial, inovadora e estratégica da equipe do IFRR. Ele também pretende colaborar com o desenvolvimento dos servidores e promover uma melhor prestação dos serviços oferecidos.

 

Sofia Lampert
Fotos: Erick Vieira
Ascom/Reitoria
18/6/2019
« Agosto 2019 »
month-8
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31