Unidades do IFRR participam de Movimento Nacional em Prol da Educação

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 14/05/2019 17h30, última modificação 15/05/2019 14h05

Na última segunda-feira, 13, os cinco campi e a Reitoria do Instituto Federal de Roraima realizaram atos em defesa da educação. O “Abraçaço” reuniu estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos em um abraço simbólico para representar a luta pela educação pública.

Campus Boa Vista realizou a ação  pela manhã
Campus Boa Vista realizou a ação pela manhã

No Campus Boa Vista (CBV) e na Reitoria, o “Abraçaço” foi realizado pela parte da manhã. Campus Amajari e Campus Novo Paraído realizam o ato a tarde. Também aderiram ao movimento estudantes e servidores do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO).

Estudantes e servidores do Campus Boa Vista Zona Oeste também aderiram ao movimento

Servidores da Reitoria também participam de ato. Ação aconteceu no anfiteatro do prédio

No Campus Novo Paraíso, o ato foi realizado em dois momentos, para que comunidade acadêmica pudesse participar
No Campus Novo Paraíso, a comunidade acadêmica aderiu o ato.

O Campus Amajari também se mobilizou pela causa. O ato ocorreu nos dois turnos.
O Campus Amajari também se mobilizou pela causa.

Campus Avançado do Bonfim – Para o CAB, o ato teve uma simbologia especial. Estudantes, egressos e servidores tiveram a oportunidade de conhecer a sede oficial do campus, cuja construção está sendo concluída. Desde sua implantação, o CAB funciona provisoriamente na Escola Estadual Argentina Castelo Branco.

Sulamiris Souza, ex-aluna do curso Técnico em Administração, foi uma das egressas que participaram do ato. Mesmo já formada, a jovem quis integrar a ação. “Pra mim essa é uma conquista muito grande. Mesmo que eu já tenha me formado, fico feliz de ver o prédio pronto e saber que novos alunos vão desfrutar desse espaço”, confessou. A técnica conta que foi bolsista quando era estudante e diz que o corte de 30% nas verbas da educação poderá prejudicar muitos alunos que necessitam da bolsa para permanecer estudando.

Estudantes e servidores do Campus Avançado do Bonfim realizam ação em prédio que funcionará a instituição de ensino

Para a diretora-geral do campus, professora Leila Ghedin, o ato é uma maneira de fortalecer o movimento que está sendo desenvolvido no resto do País. “Eu tive toda a minha formação em instituições públicas, desde o ensino básico até o doutorado. Acredito que só cheguei aonde estou graças à educação pública e gratuita”, revelou.

Abraçaço em futuras instalações do CAB

Segundo ela, realizar o movimento na sede própria do CAB causa emoção. “Há um ano o prédio ainda não tinha cobertura, e agora, nos ajustes finais, é a primeira vez que muitos alunos e servidores podem ver o resultado de nossa conquista”, comentou. O prédio do Campus Avançado do Bonfim deve ser entregue em meados de junho.

Ascom/Reitoria
14/5/19