Treinamentos online do Portal de Periódicos da Capes superam expectativas

por Antonio Evaldo Soares publicado 30/03/2016 20h31, última modificação 30/03/2016 20h31

Em menos de um mês no ar, os treinamentos online do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vêm confirmando sua esperada efetividade. A capacitação oferecida gratuitamente tem como principal objetivo ampliar o atendimento aos usuários, uma vez que o meio digital permite o acesso rápido e fácil ao conteúdo disponível no acervo. Dessa forma, as apresentações via web substituíram os cursos presenciais este ano.

Em 2015, foram realizados 38 treinamentos presenciais durante todo o ano (sendo praticamente semanais), alcançando 4152 pessoas capacitadas no uso das ferramentas e bases de dados disponibilizadas pelo Portal de Periódicos. Com início no dia 18 de fevereiro, os treinamentos online, ministrados por meio da plataforma Mconf, contabilizaram 563 usuários capacitados em 22 turmas registradas até o dia 18 de março. Assim, a expectativa para esse ano, com a nova forma de treinamento, é que o número de capacitados supere a marca de 9000 usuários.

Os cursos online são realizados todos os dias, em turnos intercalados. Cada sessão tem capacidade para mais de 100 inscritos e todos têm acesso ao certificado de participação no próprio Portal de Periódicos. A carga horária média é de duas horas por aula. Segundo Ricardo Quintão, analista de treinamentos do Portal de Periódicos, um dos pontos fortes é a oferta dos treinamentos por áreas do conhecimento, facilitando para o usuário a escolha da data e otimizando o conteúdo a ser explanado.

Há ainda outras vantagens em oferecer a capacitação do Portal pela internet. Algumas delas são: a flexibilidade, uma vez que a disponibilização de vagas e turmas é maior e ocorrerá durante todo o ano; a linguagem, já que o formato e a didática foram desenvolvidos especialmente para esse meio; a personalização, sendo que a abordagem de conteúdos e contextos segue de acordo com cada grupo; e, por fim, a economia de tempo e recursos, eliminando a necessidade de deslocamento e diversos outros gastos relacionados.

Para a bibliotecária Zeneida Britto, vinculada à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e ao Colégio Evangélico Augusto Pestana, a iniciativa de oferecer o treinamento online é extraordinária. “Muitas vezes não temos tempo ou verba para participar de cursos oferecidos in loco em outras instituições”, conta Zeneida, que já participou da capacitação via web. Ela complementa: “o curso online do Portal é tão bom quanto o presencial, mas com as benesses de podermos assistir em casa ou no trabalho sem a preocupação de deslocamento, hospedagem e viagens, como era antes”.

Paula Maduro, funcionária da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – ligada ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco – também fez o curso e concorda com Zeneida. “Utilizo o Portal frequentemente para pesquisas e digo com convicção que o treinamento online é esclarecedor. O conteúdo ministrado é fácil de ser absorvido. Certamente recomendo aos meus colegas”, afirma. O aluno de pós-graduação da Universidade de São Paulo Denis Paulo Goldfarb sintetiza: “para quem utiliza o Portal regularmente, como eu, é indispensável participar. O curso é excelente”.

Para quem tem interesse e disponibilidade, é possível se inscrever mais de uma vez na capacitação, como indica Zeneida: “me cadastrei em várias datas. Como sou bibliotecária e trabalho diretamente com o Portal, penso que é de grande valia me inteirar de todas as áreas do conhecimento. Sempre tenho algo novo a aprender. Recomendo aos alunos e sempre que posso, divulgo”.

Calendário e Inscrições

As inscrições são individuais e realizadas diretamente na área de Treinamentos do Portal. É possível verificar nessa área a lista completa dos treinamentos que serão ministrados no primeiro semestre. O usuário precisa ter um cadastro ativo no “Meu Espaço” para solicitar a inscrição.

Após a confirmação da inscrição, o usuário receberá a confirmação da inscrição e, posteriormente, o link para acesso à sala virtual no e-mail cadastrado. Existem alguns requisitos importantes para evitar problemas no acesso: a utilização do navegador Mozilla Firefox e a atualização dos softwares Java e Flash. O e-mail de contato para atendimento aos usuários é treinamento.periodicos@capes.gov.br.

Fonte : MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Contato: Alice Oliveira dos Santos , alice.santos@capes.rnp.br