Roraima sedia a 53ª reunião de reitores das Instituições Federais de Educação do Brasil

por Virginia publicado 09/06/2015 20h54, última modificação 09/06/2015 20h54
Na manhã desta terça-feira (09), foi realizada a abertura oficial da 53ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O evento ocorreu no auditório do Aipana Plaza Hotel, com a presença de reitores dos Institutos Federais do País.

A 53ª reunião do Conif segue até a quinta-feira (11), nos turnos manhã e tarde.

A cerimônia teve início com a exibição do vídeo institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Roraima (IFRR). Na sequência, houve a apresentação do coral Canta IFRR, integrado por alunos do Câmpus Boa Vista Centro,

Outro fato que marcou a solenidade de abertura foi o lançamento do Livro Proeja: um sonho possível, de autoria dos professores: Dr. José Gomes da Silva e Me. Leila Márcia Ghedin. Bem como a homenagem ao professor Gilson Garófalo, pelos relevantes serviços prestados ao IFRR.

Em seu discurso, o reitor do Instituto Federal de Roraima e anfitrião do evento, professor Ademar de Araújo Filho, destacou  a importância de o estado sediar a 53ª reunião do Conif. “Trazer este evento para a Região Norte fortalece as discussões acerca do ensino na Amazônia, mostrando a realidade local, principalmente no que se refere à formação profissional”, disse.

Para o presidente do Conif, professor Belchior de Oliveira Rocha, a realização da reunião em Roraima consolida a gestão da rede pelo conhecimento das problemáticas de cada região, com vistas à melhoria do ensino no Brasil. “Nossa intenção é trabalhar em conjunto pelo fortalecimento de todos os Institutos Federais, para que sempre possamos levar educação profissional de qualidade ao País”, ressaltou.

A 53ª reunião do Conif segue até a quinta-feira (11), nos turnos manhã e tarde. Em pauta, estão temas relacionados ao desenvolvimento da educação profissional, entre eles: o Congresso Mundial da Federação de Colleges e Politécnicos (WFCP) 2016, os cargos e atribuições de técnicos administrativos em educação e as Escolas de Fronteiras.

CONIF –  O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) congrega todas as Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. É uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.

Para o êxito das ações, o Conif desenvolve atividades de promoção de estudos e projetos, de natureza interdisciplinar e interinstitucional, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros. Além disso, incentiva o intercâmbio de informações e experiências entre as instituições que compõem o conselho e as instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada nas esferas federal, estadual e municipal.

Laura Veras

CCS/Reitoria