Reitores dos Institutos Federais de todo o Brasil estarão em Roraima para debater os rumos da educação profissional

por Virginia publicado 03/06/2015 21h20, última modificação 08/06/2015 15h30
O Instituto Federal de Roraima (IFRR) sediará, no período de 9 a 11 de junho, a 53ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A abertura oficial do evento que será realizado no Aipana Plaza Hotel, está marcada para as 9 horas do dia 9 (terça-feira) e reunirá cerca de 40 reitores dos Institutos Federais de todo o Brasil com o objetivo de discutir diversos temas relacionados ao desenvolvimento da educação profissional no País.

Para o reitor do IFRR e anfitrião do evento, professor Ademar de Araújo Filho, sediar pela primeira vez a reunião do Conif é uma oportunidade ímpar para mostrar à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a importância dos Institutos Federais na formação profissional na Região Norte, com destaque para Roraima, localizado na parte mais setentrional. “Nosso intuito é proporcionar um fórum de debates acerca das políticas públicas que garantam a expansão dos Institutos Federais, principalmente no processo de interiorização, os quais têm a missão de qualificar os moradores dos lugares mais distantes dos grandes centros do País. Dessa forma, serão debatidos os suportes financeiro, humano e logístico necessários ao fortalecimento dessas instituições”, enfatizou o reitor.

CONIF –  O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) congrega todas as Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. É uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.

A valorização, o fortalecimento, a defesa e a consolidação das instituições de educação profissional, científica e tecnológica integram os principais objetivos do Conif, que contabiliza 405 unidades implantadas no Brasil, reunidas em 38 Institutos Federais, 2 Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica, 1 Universidade Tecnológica Federal e o Colégio Pedro II.

Para o êxito das ações, o Conif desenvolve atividades de promoção de estudos e projetos, de natureza interdisciplinar e interinstitucional, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros. Além disso, incentiva o intercâmbio de informações e experiências entre as instituições que compõem o conselho e  instituições de ensino, pesquisa e extensão, e entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras. Também executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada nas esferas federal, estadual e municipal.

HISTÓRICO –  Criado em março de 2009, após a publicação da Lei n.°11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o Conif foi consolidado simultaneamente à extinção do Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet), implantado pelo Conselho de Diretores das Escolas Técnicas Federais (Conditec), então representante das antigas Escolas Técnicas Federais.

CCS/Reitoria

03/06/2015