Quase 3 mil estudantes retornam às aulas no IFRR

por Rebeca publicado 31/01/2020 17h02, última modificação 31/01/2020 17h02
Os números incluem veteranos e calouros do ensino técnico regular integrado, do subsequente e do superior dos cinco campi do IFRR

As aulas para veteranos e calouros do ensino técnico regular integrado, subsequente e de cursos superiores dos cinco campi do Instituto Federal de Roraima (IFRR) retornam a partir da próxima semana. Ao todo são, em média, 2.961 estudantes. Não estão incluídos os cursos livres, de pós-graduação e de formação inicial continuada (FIC).

Cada unidade recebe os alunos com o evento de acolhida. Os campi estão instalados em três municípios e na Capital. No Campus Novo Paraíso (Caracaraí), e no Campus Boa Vista Zona Oeste, as aulas retornam dia 4 de fevereiro. No Campus Avançado Bonfim (CAB), dia 5; no Campus Amajari (CAM), 6; e no Campus Boa Vista, dia 10.

De acordo com a técnica em assuntos educacionais Sâmmya Adona, da Pró-reitoria de Ensino (Proen), no início do período letivo, todos os campi fazem a acolhida aos estudantes. “Esse momento é fundamental para que o estudante se perceba como parte integrante da Instituição, reconheça a importância do comprometimento nos estudos, conheça seus deveres e direitos por meio dos instrumentos normativos do IFRR”, explicou.

A técnica disse que nas ações de acolhida são apresentados os valores do IFRR, a metodologia de cada curso, as ações previstas para o ano, além de dinâmicas para socialização e descontração. “É um momento onde o aluno pode tirar dúvidas e se sentir confiante para iniciar o ano letivo”, disse Sâmmya.

Em relação aos calouros da modalidade de ensino integrado, que associa o ensino básico ao técnico, as aulas ocorrem durante todo o dia, e por isso, Sâmmya chama a atenção para a necessidade de um calendário planejado, incluindo tempo de estudo, de lazer e de ficar com família. “Como são muitas disciplinas é importante esse planejamento”, orientou.

Outra dica da servidora aos estudantes é a de conhecerem as ações da instituição voltadas à pesquisa, extensão e ensino, visto que um dos diferenciais na rede federal de educação tecnológica é a publicação de editais de incentivo ao desenvolvimento de projetos. Muitos desses projetos ofertam bolsas.

Além disso, os alunos em situação de vulnerabilidade social devem ficar de olho na publicação dos editais de assistência estudantil de sua unidade. Nos cinco campi, são 1.794 auxílios entre alimentação, transporte e alojamento. “Os editais fortalecem o compromisso do IFRR com educação de qualidade, oportunizando a permanência do aluno na Instituição”, comentou Sâmmya.

O Edital 1/2020/Proen/IFRR, que regulamenta o processo seletivo para as ações de Assistência Estudantil, a ser executado pelos campi, foi publicado pela Proen. As ações são destinadas aos estudantes dos campi regularmente matriculados e com frequência regular, em cursos técnicos e superiores no âmbito do IFRR, em situação de vulnerabilidade social e econômica com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, conforme prevê o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

RETORNO ÀS AULAS 2020.1

UNIDADE