Projetos sobre Inovação Tecnológica podem ser patenteados

por Virginia publicado 07/04/2015 19h25, última modificação 19/05/2015 21h01
Os professores Cristofe Rocha, mestrando em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS) e Renner Sadeck, coordenador do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Câmpus Boa Vista, em conjunto com a comunidade acadêmica têm seus esforços voltados para a computação ubíqua, que concentra o foco em pesquisa de novos ambientes que permitam o relacionamento entre pessoas e objetos de forma imperceptível e invisível.

 

Os professores Cristofe Rocha, mestrando em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS) e Renner Sadeck, coordenador do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Câmpus Boa Vista, em conjunto com a comunidade acadêmica têm seus esforços voltados para a computação ubíqua, que concentra o foco em pesquisa de novos ambientes que permitam o relacionamento entre pessoas e objetos de forma imperceptível e invisível.

Nessa mesma área, os alunos do Curso de TADS: Diego Gomes, Riliams Steve e Geocarlos Alves estão trabalhando em uma Sala de Aula Inteligente e Sustentável que permite o relacionamento entre coisas e objetos com pessoas e sistemas. “Imagine uma sala de aula inteligente que dá bom dia e avisa aos alunos sobre as datas das avaliações das disciplinas/trabalhos assim que eles entram em sala; permite que objetos como lâmpada, datashow e central de ar possam agir de forma autônoma, bem como racionalizar o uso de energia baseado nos dias e horários úteis”, explicou o professor orientador do projeto Cristofe Rocha.

Nesta sala, os computadores portáteis dão lugar aos dispositivos móveis e a identificação passa a ser realizada por leitura biométrica sem a necessidade do conhecimento do usuário. “Os sistemas computacionais estão cada dia mais homogêneos permitindo o reconhecimento de pessoas por diversas características individuais”, disse Renner Sadeck.

O projeto Sala de Aula Inteligente também utiliza uma fonte de energia renovável, neste caso a energia solar. Funcionando com a energia do sol a sala de aula inteligente reúne diversos conceitos da computação moderna mundial e atende aos requisitos de eficiência energética e sustentabilidade. O cursista Geocarlos Alves está desenvolvendo um algorítmo capaz de mensurar a eficiência energética da sala inteligente.

Outros importantes projeto nesses segmentos são: UbVISION, que consiste em um sistema de reconhecimento de padrões com uso de redes neurais; Um estudo de Caso: Receita Federal de Roraima, em desenvolvimento pelo aluno Lucas Carvalho, cujo estudo pretende atender uma demanda da fiscalização de carros na barreira da Receita Federal em Roraima considerando as adversidades climáticas do estado; GMAP, um guia com mapa digital simbólico para ambientes públicos internos por meio de dispositivos mobile, idealizado pelo aluno André Corrêa, o qual consiste em um aplicativo móvel que armazena mapas de ambientes internos.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos, as contribuições científicas são descritas em artigos acadêmicos os quais são elaborados em colaboração com os membros da equipe, com o apoio do aluno Raphael Pinto e posteriormente são enviados à revistas científicas para publicação.  

Segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), professora Ângela Nogueira, despertar a comunidade acadêmica para a importância do registro das criações intelectuais tem sido uma preocupação do NIT que visa atender às diretrizes voltadas para o desenvolvimento da Pesquisa Aplicada e Inovação Tecnológica no âmbito do IFRR.

Com o intuito de divulgar os projetos e o que tem sido feito com vistas à inovação tecnológica, os professores e alunos apresentaram suas pesquisas ao grupo gestor do IFRR, no último mês de março. A equipe da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propesq) representada por Adnan Filho, Ângela Nogueira, o pró-reitor Jaci Lima e o reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho ficaram satisfeitos com o desemepenho dos alunos e professores e incentivaram a submissão dos projetos para análise e verificação da possibilidade de registro dos direitos intelectuais.

 Virginia Albuquerque

CCS/Reitoria

07/04/2015

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