PARCERIAS UFRRJ-UNESP – Quase 50 servidores do IFRR tornam-se mestres

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 27/05/2019 21h55, última modificação 29/05/2019 12h17
A primeira cerimônia de encerramento de curso para os novos mestres pela Unesp ocorreu nesta segunda-feira, 27, no anfiteatro da Reitoria, às 15 horas

Por meio de dois mestrados oferecidos nos últimos três anos em parceria com duas importantes universidades do País, quase 50 técnicos administrativos e professores do Instituto Federal de Roraima conseguiram dar mais um passo na vida acadêmica e profissional ao conquistarem o título de mestre. Os investimentos feitos pelo IFRR nas duas qualificações somam R$ 1,4 milhão.

O primeiro mestrado, no valor de R$ 780 mil, foi realizado por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e teve aula inaugural no dia 18 de julho de 2016 para os 30 servidores selecionados. Desses, 27 concluíram o curso.

Já o segundo, o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (MePEP), feito em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que tem o segundo vestibular mais concorrido do País, ofertou 20 vagas. A aula inaugural ocorreu dia 24 de janeiro de 2017. Dezenove servidores conseguiram o título de mestre. O investimento foi de R$ 659 mil.

E, para celebrar esse momento, serão realizadas duas cerimônias de encerramento. A primeira ocorreu às 15h desta segunda-feira, 27 de maio, no anfiteatro da Reitoria, para os novos mestres pela Unesp. A segunda será dia 17 de junho, às 15 horas, no Campus Boa Vista.

Servidor comemora formatura em cerimônia ocorrida nesta segunda, dia 27

Conforme a reitora do IFRR, Sandra Mara Dias Botelho, essa é a segunda parceria com a UFRRJ e significa muito para a instituição concluir mais um ciclo de investimento no capital intelectual.  “O investimento na ordem de R$ 1,4 milhão em capacitação dos servidores do IFRR em nível de pós-graduação tem um reflexo direto na melhoria dos serviços prestados, considerando que os projetos de pesquisa desenvolvidos tiveram um olhar endógeno para problemas institucionais”, disse.

Reitora do IFRR acredita na realização de futuras parcerias

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Daniele Fujita Ferreira, entre os objetivos dos dois cursos estava o de proporcionar a qualificação de servidores, alguns com mais de 20 anos de trabalho efetivo no IFRR, ofertando os cursos em duas áreas distintas (Educação e Engenharia da Produção).

No caso do mestrado profissional, que se encaixa na proposta da Unesp, tem como principal preocupação transferir o conhecimento técnico-científico mais rapidamente para o mercado, ministrando conhecimentos mais alinhados às necessidades das empresas e do mundo do trabalho. “Nos dois mestrados, tivemos importantes pesquisas, inclusive uma delas poderá resultar no registro de propriedade intelectual”, explicou Daniele.

Rebeca Lopes
Fotos: Gildo Junior