Palestra sobre tecnologia e sociedade e oficina de judô serão destaque no último dia do IV Fórum de Integração do IFRR

por Laura publicado 20/11/2015 15h15, última modificação 20/11/2015 17h58
O IV Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFRR, que neste ano debate sobre ciência, tecnologia e sociedade, segue durante esta sexta-feira (20), com a exposição de trabalhos dos alunos, nos corredores do Campus Boa Vista Centro (CBVC), e outras atividades, tais como minicursos e oficina.

Duas mesas-redondas também ocorrem neste dia. A primeira, que teve início às 8 horas, tratou do tema Pós-Graduação no IFRR e no IFAM e contou com a participação dos docentes do IFRR Dr. Romildo Nicolau, Me. Fabiana Sbaraini e Me. Leila Sena, e da docente do Instituto Federal do Amazonas profa. Dra. Ana Cláudia de Souza.

A última mesa-redonda, que será realizada às 14 horas, no auditório do CBVC, versará sobre Inovação Tecnológica: perspectivas para o Estado de Roraima e contará com a participação dos professores do IFRR Dr. Hudson do Vale, Me. Ângela Nogueira e Cristofe Rocha, e dos convidados prof. Dr. Marcelo Bregagnoli, reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, Wesley de Souza, secretário adjunto do Centro de Geotecnologia, Cartografia e Planejamento Territorial de Roraima, e Ana Paula Rabelo, do Sebrae.

Um dos destaques do encerramento será a palestra “De técnico e de humano: questões contemporâneas”, proferida pelo prof. Dr. Walter Antônio Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina, que ocorrerá às 16 horas, no auditório do CBVC. O docente também está à frente da roda de conversa sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, que se iniciou às 10 horas, no auditório da unidade.

À noite, a partir das 18 horas, será realizada, no ginásio pedagógico do CBVC, a aguardada oficina de técnicas de judô, ministrada pelo prof. Dr. Marcelo Bregagnoli. Ele é faixa preta, 4.° dan, e bicampeão mundial da categoria +100kg.

Formação docente e novas tecnologias – Este foi o tema da palestra feita, na noite de ontem (19), pelo prof. Dr. Sérgio Luiz Lopes, da Universidade Federal de Roraima. Conforme o docente, o momento foi importante para socializar saberes, compartilhar experiências e ensinar os novos jovens para que possam transformar a sociedade. “E, no caso daqueles que irão atuar na docência, é importante dotar esses sujeitos de saberes, teorias e novas tecnologias, para que seja possível compreenderem esse novo sujeito que está chegando ao espaço escolar do mundo atual”, complementou.

Por: Laura Veras

CCS/Reitoria