Música e artes plásticas apresentarão o Acre ao público do X CONNEPI

por Virginia publicado 03/11/2015 20h14, última modificação 03/11/2015 20h14
Com menos de um mês para a realização do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) já é possível conhecer toda a programação cultural do congresso. Além das 13 atrações selecionadas dos Institutos Federais, o CONNEPI Cultural vai oferecer ao público uma pequena mostra da cultura acreana com a II Mostra de Artes do IFAC, uma exposição de artes plásticas e apresentações musicais com músicos regionais.

Da música acreana, o participante vai conhecer o músico Alberan Moraes. Ele vai abrir o congresso com um grande show no palco do CONNEPI Cultural na noite de 30 de novembro a partir das 21h00. O músico natural de Cruzeiro do Sul - AC lançou o projeto "Do seio da Floresta para o mundo" em 2002, que resultou no álbum Nauasakiri, bastante representativo na cena musical e cultural do Acre. Alberan Moraes vai trazer para o X CONNEPI um repertório com canções autorais.

As artes plásticas também marcam presença no X CONNEPI com a exposição do artista e docente do IFAC, Ueliton Santana. Durante os quatro dias do evento serão expostas 17 obras, sendo 16 pinturas e uma pintura de intervenção. A produção do artista plástico é um retrato sutil e peculiar da Amazônia, particularmente a acreana. O trabalho discute identidade, território, deslocamento e fronteira. É do artista a obra que compõe a identidade visual do X CONNEPI.

“O professor Ueliton Santana é um dos maiores e mais representativos artistas visuais do Estado do Acre, aprovou diversos projetos nas fundações estaduais e municipais de cultura e recentemente em 2011, foi contemplado no Projeto Rumos do Banco Itaú, ultrapassando uma concorrência em nível nacional”, explica o Prof. Douglas Marques da Comissão de Cultura do X CONNEPI.

Mais música – O show de encerramento do X CONNEPI acontece no dia 03 de dezembro a partir das 20h00 e terá a performance de André Dantas Trio. A banda nasceu no Acre e é formada pelo percussionista João Gabriel, o violinista Pedro Cruz e por André Dantas, que é pianista, acordeonista e ainda compositor. O trio já tem quatro álbuns os quais contam um pouco da história da música acreana, em forma instrumental e também com canções letradas.

“A escolha dos Músicos foi feita pela Comissão de Cultura do X CONNEPI que levou em consideração o histórico artístico profissional e o fato de serem músicos acreanos”, destacou o Prof. Douglas.

Acesse a programação completa na página do CONNEPI Cultural e acompanhe as novidades do Congresso pelas redes sociais: @connepi2015

Fonte: ASCOM/CONNEPI 2015

03/11/2015