Inscrições para a Semana de Empreendedorismo e Inovação do IFRR seguem abertas

por Rebeca publicado 13/09/2019 15h07, última modificação 13/09/2019 15h07
Uma semana de eventos voltados a instigar um olhar criativo, atento às tecnologias e aos problemas da sociedade, incentivando a capacidade de empreender e inovar. Essa é a proposta da Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei) do Instituto Federal de Roraima 2019, que segue com inscrições gratuitas abertas pelo site semei.ifrr.edu.br. A programação envolve ações em várias instituições na Capital e nos cinco campi do instituto.

Uma semana de eventos voltados a instigar um olhar criativo, atento às tecnologias e aos problemas da sociedade, incentivando a capacidade de empreender e inovar. Essa é a proposta da Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei) do Instituto Federal de Roraima 2019, que segue com inscrições gratuitas abertas pelo site semei.ifrr.edu.br. A programação envolve ações em várias instituições na Capital e nos cinco campi do instituto.

Com a programação toda gratuita, o evento será feito em duas etapas: a primeira nos campi do IFRR, de 16 a 18, com inscrições realizadas internamente, e a segunda, coordenada pela Comissão Central, em espaços públicos e privados, de 19 a 21, em Boa Vista, com inscrições pelo internet. Na Capital serão oferecidas palestras, oficinas, relatos de experiências exitosas, mesas-redondas, encontro de iniciação científica e tecnológica, ideathon da Semei (maratona de desenvolvimento de ideias em modelos de negócios).

No dia 19, a palestra de abertura será sobre “Aprendizagem criativa e a educação do futuro”, com Felipe Gonzalez. O palestrante é especialista em Inovação e Design Educacional. É também cofundador da consultoria criativa Comnaction, embaixador do Angelhack, maior série de hackathons do mundo, e pesquisador convidado do Programa de Imersão em Tecnologias para Impacto Social pelo Center of Civic Media do MIT Media Lab.

Outro ponto de destaque nesta edição é o ideathon, envolvendo alunos da instituição, que ocorrerá no Laboratório de Inovação do Sebrae (Sebraelab). A maratona é voltada para a resolução de problemas do cotidiano da educação profissional que ainda não têm solução. A ideia é criar produtos/processos que solucionem os problemas e, na edição deste ano, o tema é “A solução de problemas para a educação profissional”.

Para discutir os “Desafios e perspectivas da inovação no Estado de Roraima”, ocorre uma mesa-redonda, no dia 20, com representantes da Fier, da Embrapa, do Governo de Roraima e do Sebrae Roraima, mediada pelo IFRR. Nesse mesmo dia, também haverá o lançamento da marca da incubadora de empresas do IFRR. O Encontro Roraimense de Incubadoras de Empresas encerra o evento, no dia 21, das 9h às 11h.

De acordo o coordenador de Empreendedorismo e presidente da Comissão Organizadora da Semei 2019, Wilson Alves Filho, serão oferecidas aos participantes capacitações por meio de oficinas na área de empreendedorismo e inovação. “A proposta da Semei é apresentar o empreendedorismo como solução para ambientes que se encontram em crise e propiciar aos servidores do IFRR e das demais instituições de ensino discussão acerca de educação empreendedora, por meio de relatos de experiências”, disse.

Conforme Alves, a intenção desse tipo de evento é desenvolver uma cultura empreendedora local que apresente retorno positivo para Roraima e mais qualidade de vida para os envolvidos. “Por isso, esperamos a participação efetiva não só da nossa comunidade acadêmica, mas também de estudantes e docentes de outras instituições de ensino, além de empresários, autoridades governamentais responsáveis pela construção de políticas públicas, ONGs e pessoas da comunidade em geral interessadas em empreender e inovar”, frisou.

APOIO – Para realização da edição deste ano da Semei, o IFRR conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Plataforma 8 Workspace, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), Incubadora de Empresas do IF Amazonas (Ayty), Arranjo NIT Amazônia Ocidental (Amoci/MCTIC).

 

Texto: Rebeca Lopes
Ascom/Reitoria
Foto: Divulgação
13/9/19
« Março 2024 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6