Interessados em uma bolsa do Pibict/IFRR já podem preparar projetos

por Simone Moreira publicado 15/01/2016 22h05, última modificação 25/01/2016 15h32
Ao todo estão sendo disponibilizadas 70 bolsas para pesquisa, divididas entre os cinco campi do instituto em Roraima

O período de inscrições para o Pibict/IFRR (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica) do IFRR (Instituto Federal de Roraima) será de 1.º a 4 de março, no entanto os interessados devem se apressar e se preparar, pois, para concorrer a uma das 70 vagas disponibilizadas entre os cinco campi do instituto, é preciso, além de cumprir os critérios estipulados em edital, apresentar projeto na área de pesquisa aplicada e de inovação da instituição de ensino.

Podem participar do programa servidores e professores efetivos do IFRR, e alunos. Para os professores interessados, é necessário o título de doutor, mestre ou especialista, em regime de dedicação exclusiva ou 40 horas semanais. Os demais funcionários devem ser técnicos ou pedagogos, doutores ou mestres, em regime de 40 horas semanais. É preciso ainda estar cadastrado e atualizado no Currículo Lattes/CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), não estar afastado/licenciado das funções e aceitar as atribuições dispostas em edital.

Já os alunos que queiram concorrer a uma das bolsas devem estar regularmente matriculados no ensino técnico ou nos cursos de graduação do IFRR; não estar no último ano letivo de cursos, que terão a integralização no primeiro semestre do ano de conclusão; estar com o Currículo Lattes/CNPq cadastrado e atualizado no ano de submissão do projeto; e ter disponibilidade para a realização das atividades de pesquisa, a serem cumpridas no instituto ou em campo.

O Pibict/IFRR visa inicialmente incentivar o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas que introduzam os alunos dos cursos técnicos e de graduação no âmbito da pesquisa aplicada e da inovação tecnológica e contribuir para a implantação e a consolidação das áreas de pesquisa aplicada e de inovação no IFRR.

Além disso, o programa busca despertar o interesse do discente para a investigação científica e o desenvolvimento da inovação tecnológica e, assim, contribuir para a complementação de sua formação.

A qualificação pessoal para pesquisa e desenvolvimento da inovação tecnológica de produtos e serviços, aprimorando o processo formativo de profissionais para atuar nos diversos setores da sociedade, também é uma das metas do programa.

Os estudantes com projetos aprovados receberão bolsas de R$ 400 mensais, com duração de nove meses, contados a partir do dia 18 de março de 2016. A intenção da concessão de bolsas é auxiliar nas despesas relativas ao desenvolvimento da pesquisa.

O período de inscrição dos projetos, que deve ser efetuada nos campi de interesse do aluno, é de 1.º a 4 de março, seguido do trabalho da Comissão de Avaliação da Documentação e de Projetos de cada campus, programado para ocorrer de 7 a 10 do mesmo mês, e com divulgação final dos resultados no dia 17 de março.

Outros detalhes podem ser obtidos na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, localizada na rua Fernão Dias Paes Leme, número 11, no bairro Calungá, em Boa Vista, pelo telefone (95) 3623-2704 e diretamente no link: http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-tecnologica/pesquisa/pibict/pibict-2016/. Existe ainda o e-mail para contado:propesq@ifrr.edu.br.

 

SHENEVILLE ARAUJO

CCS/Reitoria

15/01/16

« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4