IFRR se torna parceiro de ecossistema de empreendedorismo startup em Roraima

por Laura publicado 13/05/2016 14h34, última modificação 13/05/2016 14h34
Resultado de um movimento criado em 2013, o projeto intitulado Buriti Valley objetiva, essencialmente, reunir instituições, governo e iniciativa privada, em um processo colaborativo, na criação de um ecossistema de empreendedorismo startup no estado

Nesta quinta-feira, dia 12, o reitor e servidores do Instituto Federal de Roraima (IFRR) participaram do lançamento do projeto de ecossistema startup “Buriti Valley” (BValley), uma iniciativa colaborativa em construção sem fins lucrativos, criado por um consórcio de instituições com a finalidade de efetivar esse modelo de negócios em Roraima.

Na ocasião, o reitor, Ademar de Araújo Filho, assinou o termo de cooperação entre o BValley e o IFRR, legitimando a instituição como parceira do projeto. Também participaram do ato outras instituições de Roraima, entre elas a Universidade Federal de Roraima, a Prefeitura de Boa Vista, o Centro Universitário Estácio da Amazônia, o Sebrae, o Sesi, o Senai, o Senac, a Fier, o Instituto Euvaldo Lodi em Roraima e o Centro Empresarial Ideias e Negócios.

O reitor do IFRR, Ademar de Araújo Filho, no ato de assinatura do termo de cooperação

“Hoje concretizamos uma ação relevante para Roraima e, como contrapartida, o IFRR espera poder unir o projeto com a produção de inovação tecnológica da instituição. A intenção é colocar nossa estrutura física, logística e humana, respeitando-se as limitações orçamentárias e legais, à disposição do BValley, para que seja possível produzir tecnologia, fazer a transferência de registro e de patente, e também oferecer um ambiente favorável para a produção acadêmica”, disse o reitor.

O professor de Informática do IFRR Vinícius Tocantins será um dos responsáveis pelo fomento do BValley na instituição. “A intenção é estimular ideias para que elas gerem lucro e renda. Isso será feito por meio de mentorias, em que os profissionais parceiros deverão auxiliar os interessados. Será atendida qualquer pessoa que tenha uma boa ideia, inclusive nossos alunos, a quem estimularemos para que compreendam o projeto, de modo que estejam aptos a criar sua própria empresa”, explicou.

Representantes das instituições engajadas no fortalecimento da proposta do BValley

Ecossistema BValley – Resultado de um movimento criado em 2013, o projeto objetiva, essencialmente, reunir instituições, governo e iniciativa privada, em um processo colaborativo, na criação de um ecossistema startup, com a oferta de diversos espaços/eventos voltados à capacitação, à orientação, ao apoio, ao incremento e à transferência de tecnologia, de incentivo ao empreendedorismo e de troca de conhecimentos e experiências, além do monitoramento-controle-apoio aos novos negócios em áreas com infraestrutura tecnológica e gerencial adequadas, reduzindo o índice de mortalidade das empresas e levando ao desenvolvimento tecnológico e socioeconômico do estado.

Laura Veras
Fotos: Nenzinho Soares