IFRR realiza votação de tema para o Fórum de Integração 2015

por anderson.caldas — publicado 18/06/2015 13h45, última modificação 29/09/2015 17h23
Comunidade acadêmica e externa possui três opções de tema para o evento

A quarta edição do Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Roraima (IFRR) está sendo planejada. Para tanto, a comissão organizadora do maior evento científico da instituição disponibilizou três temas para a escolha por servidores, estudantes e comunidade externa. Assim, o tema mais votado será utilizado para a edição de 2015.

O evento ocorrerá de 18 a 20 de novembro e possui as seguintes opções de temas para a escolha pelo público: 1. Diversidade, Cidadania e Inclusão Social; 2. Ciência, Tecnologia e Sociedade; 3. Etnodesenvolvimento e as Tecnologias Sociais. Para isso, os interessados podem votar até a próxima sexta-feira (26), por meio do site do IFRR no link http://www.ifrr.edu.br/enquetes

Histórico – O Fórum de Integração surgiu como Fórum de Pesquisa e Inovação, em 2010. Com as crescentes discussões sobre a convergência entre o tripé educacional (ensino, pesquisa e extensão) e a inovação tecnológica, o evento, em 2012, cresceu e abarcou também o ensino e a extensão.

O projeto era ousado e conseguiu mobilizar servidores e alunos de todos os câmpus. A primeira edição do evento contou com cerca de 1.500 inscritos, que participaram ativamente das palestras, das mesas-redondas, dos minicursos, das oficinas e da exposição de trabalhos. A partir daí, o Fórum de Integração cresceu, com destaque para edição de 2014, realizada pela primeira vez em uma unidade agrícola, o Câmpus Novo Paraíso.

O objetivo principal do evento é fomentar o ensino, a pesquisa, a inovação tecnológica e a extensão no âmbito do IFRR, possibilitando a troca de saberes científicos e tecnológicos. "A Rede Federal caminha para a realização de eventos integrados. A ideia é a unicidade, a formação integrada com foco na inovação, na pesquisa aplicada, e o beneficiamento da comunidade, por meio da extensão, tudo em uma única ação. Os Institutos devem ter foco no setor produtivo, assim prepararão os jovens para exercer a cidadania, garantindo-lhes espaço no mundo do trabalho", relata o reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho.