IFRR é destaque no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

por Virginia publicado 03/06/2015 22h52, última modificação 03/06/2015 22h52
No período de 26 a 29 de maio de 2015, a delegação do IFRR, composta por 41 pessoas, entre alunos, professores e técnicos administrativos dos Câmpus Amajari, Boa Vista Centro, Novo Paraíso e da Reitoria (Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica), participou do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), no Centro de Convenções de Recife-PE.
IFRR é destaque no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Nessa terceira edição, o fórum debateu a temática Diversidade, Cidadania e Inovação por meio de uma vasta programação: conferências, palestras, debates, seminários, observatórios e atividades técnico-científicas e culturais; Mostra de Inovação Tecnológica, Feira de Gastronomia, Feira de Economia Solidária, Feira de Livros, entre outras atrações.

O IFRR participou com a apresentação de diversos trabalhos, resultados de pesquisas e projetos de cunho inovador. Foi um total de 20 pôsteres e 5 atividades autogestionadas, com destaque para o relato de experiência sobre Atividades Físicas e Esportivas nas Comunidades Indígenas do Município do Amajari: conhecendo uma realidade, apresentado pela professora Gisela Hahn Rosseti, do Câmpus Amajari.

Outra importante participação se deu na Feira de Gastronomia com a oficina Saberes Indígenas e Segurança Alimentar na região Ingarikó: a gastronomia como atrativo turístico na TIRSS – Roraima/Brasil, ministrada pelas professoras Elizabete Melo Nogueira, Raimunda Maria Rodrigues Santos, da Proen, e Célia Miguel Alencar, professora indígena e colaboradora da ação Saberes Indígenas, que prepararam o prato típico: “damorida”.

A mesa redonda do IFRR com a temática “Etnoturismo e Educação Profissional: uma proposta de valorização dos saberes indígenas na Região Ingarikó – Roraima/Brasil” foi conduzida também pelas professoras Elizabete Melo Nogueira, Raimunda Maria Rodrigues Santos e Almira Biazon França, do Câmpus Amajari.

A cultura regional marcou presença no evento com a apresentação do grupo de teatro do IFRR que encenou a peça D. Quixote x Lampião, que teve a participação dos professores Raimundo Nonato Chacon e Jerusa Soares, além de cinco acadêmicos do Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica.

A oficina Introdução à Energia Fotovoltaica, ministrada por Adnan Assad Youssef Filho (Propesq), abordou a importância do sistema fotovoltaico, enfatizando o Brasil como local privilegiado para uma indústria fotovoltaica devido à abundância de sol e das maiores reservas de silício do mundo, o que implica geração de emprego, retorno em impostos pagos e benefícios para a rede elétrica. Dada a atualidade do tema, faltou espaço no salão da oficina para a grande quantidade de pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre os benefícios da energia fotovoltaica.

FMEPT –  Durante os quatro dias de evento, houve também a apresentação de pôsteres por alunos e servidores do IFRR e ainda a exposição, em estandes, de diversos materiais institucionais relativos às atividades e às ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do IFRR, além da distribuição de brindes institucionais.

“O estande do IFRR foi bastante visitado e contou com a participação efetiva dos servidores e dos alunos que integraram a delegação, os quais se revezaram para divulgar a instituição nesse evento que contou com um público total de 21.400 pessoas”, destacou Ivone Mary Medeiros, pró-reitora de Ensino.

Próxima edição –  O IV Fórum Mundial de EPT ocorrerá em Montevidéu, Uruguai, em 2017.

Certificados –  A Secretaria Executiva do III FMEPT informa que os certificados de participante serão encaminhados até o dia 5 de junho de 2015, por meio do e-mail informado no ato da inscrição.

Já os certificados das apresentações de pôsteres serão encaminhados ao e-mail informado na inscrição até o dia 30 de junho de 2015. Somente os certificados das atividades autogestionadas serão emitidos pela instituição proponente de cada atividade.

O IFRR parabeniza os servidores e alunos participantes do III FMEPT e, ao mesmo tempo, agradece o empenho de todos no cumprimento de suas atividades.

CCS/Reitoria

03/06/2015