IFRR disponibiliza acesso virtual às normas da ABNT para servidores e estudantes

por Rebeca publicado 05/05/2020 14h29, última modificação 05/05/2020 14h29
Basta acessar o link http://www.ifrr.edu.br/acessovpn e seguir os passos do tutorial de acesso à rede

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) disponibilizou o acesso virtual ao catálogo de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para servidores e estudantes da instituição. A consulta pode ser realizada de qualquer computador desde que sejam seguidos os passos de acesso à rede interna do IFRR. Para tanto, basta acessar o link http://www.ifrr.edu.br/acessovpn e seguir os passos do tutorial de acesso à rede.

Após seguir os passos de acesso externo à rede do IFRR, basta acessar o endereço virtual “www.abntcolecao.com.br/ifrr” e preencher os campos conforme o interesse da busca. A plataforma permite exibir todas as normas disponíveis dentro da coleção contratada pela instituição e realizar pesquisas por campo (número da norma, palavras-chave, comitê que elaborou a norma, entre outros). E é possível ainda refinar o resultado da busca e importar as informações para arquivos com extensão Word ou Excel.

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a contratação de assinatura pelo IFRR para acesso ao catálogo de normas da ABNT atende às demandas oriundas dos diversos cursos ofertados pela instituição ao longo dos anos, a fim de padronizar a produção científica e os trabalhos dos alunos e dos servidores, assim como uniformizar os procedimentos dos técnicos em suas funções.

Outro ponto destacado pela Proen é que essa contratação atende a um dos critérios de avaliação de cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Ministério da Educação (MEC), criado para acompanhar o desenvolvimento de todas as instituições que ofertam educação de nível superior.

No que se refere à produção de trabalhos científicos, como artigos, monografias, dissertações, teses, entre outros, as regras da ABNT têm vários benefícios: facilitam a catalogação desses trabalhos, evitam o plágio e colaboram para a localização dos autores usados como referências nas publicações.

Além de normas para padronização de trabalhos acadêmicos, existem normas para produtos, sistemas de gestão e para diversas áreas como edificações, engenharia, computação, acessibilidade, agricultura e pecuária, aquicultura, segurança de alimentos, saúde, turismo, saneamento básico, e muito mais.

O acesso às coleções de Normas Técnicas Brasileiras (NBR), Mercosul e ISO é totalmente via web e permite a visualização e a impressão dos textos integrais das normas técnicas contratadas. O serviço fornece também a atualização diária das normas; o acesso por meio de dispositivos móveis; o acesso simultâneo sem limite de usuários; o acesso rápido e seguro sem necessidade de configurações.

A ABNT é uma entidade privada e sem fins lucrativos, membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização – ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas – Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização – AMN). É também membro da International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional – IEC).

Colaboração: Proen
Fotos: Gildo Júnior/IFRR