IFRR completa 23 anos de atuação em Roraima

por Antonio Evaldo Soares publicado 30/06/2016 21h10, última modificação 01/07/2016 12h29

Nesta quinta-feira, dia 30, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Roraima (IFRR) completa 23 anos de atuação na área da educação profissional e tecnológica no estado. Para comemorar a data, foram realizadas, ao longo do mês de junho, programações nas unidades da instituição, localizadas na Capital e no interior.

A princípio implantada como Escola Técnica Federal, a instituição iniciou seu funcionamento em 30 de junho de 1993, com o respaldo da Lei 8.670. Em 2002, por meio do Decreto Presidencial de 13 de novembro, credenciou-se como Centro Federal de Educação Tecnológica, passando à denominação de Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet-RR).

Escola Técnica Federal de Roraima

Centro Federal de Educação Tecnológica

No ano de 2008, a população roraimense pôde acompanhar a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), que ocorreu com a sanção da Lei 11.892, responsável por instituir a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criar 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no País.

Atualmente, o IFRR conta com uma estrutura multicampi composta pela Reitoria e pelos Campi Boa Vista Centro, Boa Vista Zona Oeste, Novo Paraíso, Amajari e Avançado do Bonfim, que, por intermédio do trabalho realizado por cerca de 600 servidores, promovem a inclusão social de mais de 4 mil estudantes, entre jovens e adultos, mediante ações de formação profissional e tecnológica, em todos os níveis, nas modalidades presencial e a distância.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Técnologia de Roraima

O reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, destaca que o aniversário representa o crescimento e a relevância da instituição. “Ao longo destes 23 anos de excelência na educação do extremo do Brasil, passamos por etapas pontuais, que vão desde a criação e a implantação da Rede Federal até a sua consolidação. Felizmente, nesse período obtivemos êxito na nossa missão, fortalecendo as ações institucionais perante a comunidade roraimense, de modo a promover formação integral na Capital e no interior do estado. Sem dúvida, é muito gratificante poder comemorar o sucesso dessa trajetória, sempre convictos de que ainda temos muito a colaborar para o desenvolvimento de Roraima e do Brasil”, disse.

Programação Em alusão ao aniversário de 23 anos, a Reitoria e os campi do IFRR prepararam atividades durante o mês de junho, com exposições, arraiais, saraus, gincanas e apresentações culturais. A abertura oficial das comemorações ocorreu no último dia 15, no Campus Boa Vista Centro, o mais antigo da instituição.

Além da programação cultural, no Campus Amajari (CAM) houve, nesta terça-feira, dia 28, pela primeira vez, a abertura da Cápsula do Tempo da unidade, contendo quase 60 cartas de intenção depositadas havia seis anos. No mesmo dia, ainda foi promovida a inauguração das obras do Almoxarifado, de 440 metros quadrados, e da instalação dos três grupos geradores de energia, que irão atender à sede do campus.

Laura Veras
CCS/Reitoria