I SIPAT – Servidores da Reitoria participam de ações de saúde e segurança

por Laura publicado 13/08/2019 13h05, última modificação 13/08/2019 13h06
Na unidade, a agenda contempla atividades nos dias 12, 14 e 15 de agosto

Nesta segunda-feira, 12, teve início a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) na Reitoria do Instituto Federal de Roraima (IFRR). A iniciativa atende às seis unidades da instituição com atividades que se estendem até esta sexta-feira, 16. Na Reitoria, a agenda contempla ações nos dias 12, 14 e 15 de agosto.

No primeiro dia, os servidores tiveram acesso aos serviços da Geap Autogestão em Saúde, que incluíram massoterapia e circuito saúde, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Também houve a palestra “Primeiros socorros”, com o enfermeiro do Campus Boa Vista (CBV) Gilvan Brolini. À tarde, a programação continuou com a palestra sobre noções básicas de prevenção e combate a incêndio, com profissionais do Corpo de Bombeiros.

Para a servidora Silvana Menezes, que participou da ação nos dois turnos, a iniciativa foi de grande proveito. "Muito interessante! Na abertura, foram entregues folhetos contendo informações que eu não conhecia, e eu acho muito importante, pois, às vezes, estamos tão preocupados com nossas atribuições funcionais, que nos esquecemos de olhar ao redor, de prestar atenção no setor, nos riscos à nossa saúde", comentou a servidora, que considera as ações de saúde e bem-estar de grande relevância para a instituição. "Eu penso que, se cada servidor fizer um pouquinho para contribuir para a segurança e cuidar da própria saúde, vai estar ajudando a fortalecer a instituição", concluiu.

A programação do evento, executada na Reitoria e nos cinco campi do IFRR, foi elaborada em conjunto pela Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor e Seguridade Social (CQVSS), pelas Comissões Internas de Saúde e Segurança do Servidor Público (Cissps) e pela Equipe Multiprofissional de Vigilância e Promoção da Política de Atenção à Saúde e à Segurança do Servidor (Pass).

Na Reitoria, as atividades continuam nesta quarta-feira, 14, quando vai ocorrer a palestra “Assédio moral e sexual no trabalho”, às 14h30, com o presidente da Comissão de Ética do IFRR, Adailton Júnior, e a palestra “Gestão do tempo”, às 16 horas, com a administradora da instituição Letícia Vilar. Pela manhã, haverá uma comemoração alusiva ao Dia dos Pais, a partir das 8 horas.

O presidente da Cissp na unidade, Gaspar Henriques, explicou que a Sipat é resultado de um esforço conjunto de servidores de todas as unidades do IFRR, focada na saúde e no bem-estar dos servidores, assim como na segurança e na prevenção a acidentes no ambiente de trabalho. “Exemplo disso são as oficinas e as palestras sobre primeiros socorros. Além de integrarem o evento, elas atendem à obrigatoriedade da Lei 13.722, de 2018, a Lei Lucas, de estabelecimentos de ensino público e privado ofertarem anualmente cursos de primeiros socorros. Educação também é cuidado, e é isso que as equipes envolvidas nessa iniciativa gostariam de repassar aos servidores por meio de todas ações promovidas”, disse.

Na quinta-feira, 15, último dia de programação na Reitoria, os servidores irão assistir às palestras “Estudo do ambiente, condições de trabalho, riscos ocupacionais e controle”, às 8h30, com a engenheira de segurança do trabalho do instituto, Ednalda Marques, e “Saúde do servidor”, que será proferida pela assistente social da Reitoria, Tatiana Sodré, às 10h30.

Confira a programação completa da I Sipat clicando aqui.

 

Notícias relacionadas:

Unidades do IFRR participam da primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

I SIPAT – Campi do IFRR promovem oficinas de primeiros socorros

I SIPAT – Ações no Campus Avançado Bonfim ocorrem de 13 a 16 de agosto

I SIPAT – CBVZO terá três dias de ações de prevenção de acidentes do trabalho

I SIPAT – Comunidade interna do CAM recebe serviços de saúde e segurança

Pesquisa pretende identificar dificuldades do servidor do IFRR relacionadas ao ambiente de trabalho

 

Laura Veras
Fotos: Gildo Júnior 
Ascom/Reitoria 
13/8/2019
« Setembro 2019 »
month-9
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5