Gestores do IFRR participam da XXXIX Reditec

por Virginia publicado 21/10/2015 13h15, última modificação 21/10/2015 14h49
A equipe gestora do Instituto Federal de Roraima (FRR), composta pelo reitor, Ademar de Araújo Filho, pelos pró-reitores e pelos diretores-gerais dos campi, participa, até o próximo dia 23, da XXXIX Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que ocorre em Fortaleza (CE), na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro.

A equipe gestora do Instituto Federal de Roraima (FRR), composta pelo reitor, Ademar de Araújo Filho, pelos pró-reitores e pelos diretores-gerais dos campi, participa, até o próximo dia 23, da XXXIX Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que ocorre em Fortaleza (CE), na Fábrica de Negócios.

O tema central da 39ª edição da Reditec, que reúne cerca de 800 participantes, entre reitores, pró-reitores e diretores-gerais de todo o País, é o alinhamento da expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica ao Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.

O assunto foi debatido logo durante a solenidade oficial de abertura, na noite dessa terça-feira (20). Hoje (21), a programação se inicia com palestra sobre as "Perspectivas para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e para o desenvolvimento da educação brasileira". O segundo dia de reunião ainda terá exposição de painéis que discutem o papel dos Institutos Federais na educação do campo, a universalização do acesso à educação inclusiva, e uma mesa-redonda sobre a agenda da inovação na Rede Federal de EPT.

O terceiro dia de programação começa com um debate sobre A expansão da rede de educação profissional e tecnológica alinhada ao Plano Nacional de Educação. Na sequência, ocorrem apresentações das experiências exitosas (áreas de extensão e pesquisa) e uma mesa-redonda que colocará em discussão o Fomento para pesquisa e inovação na Rede de Educação Profissional e Tecnológica.

O último dia da Reditec 2015 será destinado às reuniões regionais sobre a extensão da Rede Federal de EPT, além de uma mesa de encerramento do evento, oportunidade em que será feita uma avaliação geral da reunião. Como já é tradição, nesse momento também será feita a escolha da sede da 40ª Reditec.

No mesmo período de realização da Reditec, ocorrerão as reuniões dos fóruns de pró-reitores de Administração e Planejamento, Ensino, Gestão de Pessoas, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, bem como dos gestores de TI e de Relações Internacionais da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica.

Histórico – A Reditec ocorre todo ano, desde 1977, quando apenas os diretores-gerais das então Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais marcavam presença.

Anos depois, acompanhando o processo de reordenamento e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o evento passou a congregar também os gestores das unidades da rede. Com a criação dos Institutos Federais, em 2008, o encontro incluiu a participação dos diretores-gerais de campi, dos pró-reitores e dos reitores.

Atualmente, o evento reúne os dirigentes das 560 unidades que compõem a Rede Federal, que envolve os Institutos Federais de Educação, os Centros Federais, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, as Escolas Técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.

Abrangendo todo o Brasil, a Reditec busca promover debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica no País.

As duas últimas edições ocorreram em Porto Alegre (RS), em 2014, e em Maceió (AL), em 2013. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) são as entidades promotoras do evento e, neste ano, a responsabilidade pela organização é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Além da XXXIX Reditec, a Fábrica de Negócios sediou a reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Virginia Albuquerque

CCS/Reitoria