EDITAL INTERNO – Abertas inscrições para pré-seleção em intercâmbio no Japão

por Laura publicado 21/08/2019 16h13, última modificação 21/08/2019 16h13
Uma vaga é ofertada para o IFRR. Inscrições ocorrem de 21 a 27 de agosto

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está com edital interno aberto para pré-seleção de um estudante da instituição no programa Sakura Science High School, fruto da parceria entre a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Acesse o edital aqui.

Podem concorrer à vaga estudantes brasileiros de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR que estejam matriculados no penúltimo ou no último semestre de cursos nos eixos de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura ou Produção Industrial.

O estudante precisa ter a idade mínima de 16 anos no momento da inscrição e apresentar rendimento mínimo de 80% nas disciplinas cursadas, comprovado por meio de documento oficial do IFRR (Histórico Escolar). É requisito não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente.

As inscrições poderão ser feitas a partir desta quarta-feira, 21, até o dia 27 de agosto. O interessado deve enviar a documentação exigida no edital interno para o e-mail proex@ifrr.edu.br. Cada instituição vinculada ao Conif selecionará um estudante e, ao final, o conselho fará uma seleção, entre os aprovados, de até dez estudantes para participarem do programa, conforme previsto na chamada pública do Conif.

O intercâmbio será de curta duração, entre os dias 24 e 29 de novembro. A Agência de Ciência e Tecnologia do Japão providenciará aos selecionados, além dos bilhetes aéreos internacionais (a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos), acomodação, alimentação, transporte terrestre, seguro-viagem e visto japonês. Já a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação vai arcar com os custos das passagens aéreas para os trechos nacionais (da cidade de origem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, e vice-versa).

Quem participar do programa Sakura Science High School terá a oportunidade de visitar centros de pesquisa e universidades do Japão, participar de aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel, visitar a embaixada do Brasil no Japão e ainda realizar outras atividades com estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.

Para outras informações, os interessados podem entrar em contato com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFRR, por meio do e-mail proex@ifrr.edu.br.

 

Laura Veras 
Ascom/Reitoria
21/8/2019

 

« Dezembro 2019 »
month-12
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4