Comissão Central sensibiliza unidades sobre consulta pública do PDI

por Rebeca publicado 05/06/2019 14h40, última modificação 05/06/2019 15h03

Integrantes da Comissão Central de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) estão percorrendo todas as unidades do Instituto Federal de Roraima com objetivo de divulgar a abertura da consulta pública ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2019 a 2023.

A primeira unidade a receber a visita foi o Campus Amajari, na terça-feira, 4. Nesta quarta, 5, será a vez do Campus Novo Paraíso e, na quinta, 6, a do Campus Avançado Bonfim. Os Campi Boa Vista e Boa Vista Zona Oeste, na Capital, recebem a visita na próxima semana, em data a ser divulgada.

Participam desse momento de sensibilização da comunidade acadêmica, a reitora do Instituto Federal de Roraima, Sandra Mara Dias Botelho, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Diogo Saul. Até o próximo dia 28 de junho, a comunidade pode acessar a minuta e contribuir com sugestões sobre o que espera da instituição para os próximos cinco anos.

Para contribuir, basta acessar a minuta do PDI pelo link http://www.ifrr.edu.br/pdi/pdi-2019-2023/participacao-social. São nove capítulos disponíveis. Entre eles estão o Projeto Pedagógico Institucional, o Plano de Oferta de Cursos e Vagas, a Organização e a Gestão de Pessoal, e o Plano Diretor de Infraestrutura Física.

Nas conversas com alunos e professores no CAM, a reitora destacou a importância da participação da comunidade, em especial a acadêmica. “Esse é o momento de você dizer como a instituição pode melhorar, se os cursos ofertados são o que você quer, se o campus precisa de novos espaços, como salas de aula, auditório, laboratórios. Então, é muito importante a visão e a opinião de todos”, disse.

Simone Nascimento Alves, 29, moradora da Comunidade Vida Nova (Amajari) e aluna do curso Técnico em Agropecuária na modalidade de Educação a Distância, polo Amajari, comentou que foi a primeira vez que ouviu falar em PDI.

Para ela, o primeiro passo será acessar a minuta para saber o que exatamente o documento traz, para então pensar no que pode dar como sugestão. “É muito importante este momento, porque não sabia o que era o PDI. E agora, sabendo que posso contribuir, vou, sim, dar minhas sugestões”, afirmou.

O pró-reitor explicou que, encerrado o prazo da consulta pública, a comissão realizará a sistematização e a análise das contribuições recebidas. Com a versão final formatada, o PDI segue para a apreciação do Conselho Superior da instituição (Consup).

PDI – O plano é uma exigência legal do Ministério da Educação (MEC) às instituições federais de ensino, que devem elaborá-lo conforme as orientações do Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Ele é o norteador das ações institucionais. Nele estão definidos a missão, a visão e os valores da instituição, bem como as estratégias para atingir as metas e os objetivos.

Rebeca Lopes
Ascom/IFRR