Cerimônia marca titulação de 27 servidores como mestres em Educação

por Rebeca publicado 14/06/2019 15h25, última modificação 18/06/2019 14h21

Vinte sete servidores que concluíram o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com o Instituto Federal de Roraima (IFRR) participam, dia 17 de junho, segunda-feira, às 15 horas, no complexo de artes do Campus Boa Vista, da cerimônia de encerramento do curso.

Esse é o segundo evento organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propesq) e pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que marca o encerramento de programas de qualificação stricto sensu ofertados pelo IFRR em parceria. O primeiro ocorreu dia 27 de maio, para 19 novos mestres em Engenharia de Produção (MePEP), curso promovido em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Nos dois mestrados, quase 50 técnicos administrativos e professores do IFRR conseguiram dar mais um passo na vida acadêmica e profissional ao conquistarem o título de mestre. Os investimentos feitos pelo IFRR nas duas qualificações somam R$ 1,4 milhão. No caso do PPGEA, o valor foi de R$ 780 mil. O da Unesp custou R$ 659 mil.

No caso do mestrado profissional em Engenharia de Produção, que ofertou 20 vagas, o investimento em cada servidor ficou em R$ 32.950,00. Já no mestrado em Educação Agrícola, com 30 vagas, o investimento por aluno foi de R$ 26 mil. Levando em conta as 50 vagas ofertadas, o custo médio por servidor foi de R$ 28.780,00.

A reitora do IFRR, Sandra Mara Dias Botelho, disse que o investimento em capacitação dos servidores do IFRR em nível de pós-graduação tem um reflexo direto na melhoria dos serviços prestados. “Com o objetivo de desenvolver serviços públicos com mais qualidade, a gestão do IFRR cumpriu o compromisso com a qualificação de seus profissionais em pós-graduação em nível de mestrado junto à UFRRJ. Com isso, as comunidades interna e externa são beneficiadas", afirmou.

Entre os objetivos dos dois mestrados estava o de proporcionar a qualificação de servidores, alguns com mais de 20 anos de trabalho efetivo no IFRR, ofertando cursos em duas áreas distintas (Educação e Engenharia da Produção), explicou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Daniele Fujita Ferreira.

A diretora de Gestão de Pessoas, Jadinea Leite, explicou que os investimentos em capacitação dos servidores fazem parte da política de valorização do capital humano da instituição, por meio do Plano de Capacitação e Qualificação do IFRR, que se propõe a contribuir, por meio de ações sistemáticas e continuadas, para que a missão e a visão da instituição sejam alcançadas.

Sobre os servidores que não concluíram algum dos mestrados, a diretora esclareceu que, por se tratar de investimentos públicos, eles serão notificados para se manifestar sobre o término do curso. Essa manifestação será avaliada pela instituição e, caso não apresentem certificação de comprovação de término, serão tomadas medidas administrativas.

Rebeca Lopes
14/6/19