Campus Zona Oeste recebe oficina de empreendedorismo

por Laura publicado 25/04/2018 12h46, última modificação 25/04/2018 12h46

Como parte da mais nova política institucional que tem como objetivo incentivar as práticas empreendedoras no Instituto Federal de Roraima (IFRR), ocorreu, na manhã desta terça-feira, 24, no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), a segunda oficina de "Criatividade, Empreendedorismo e Inovação". Entre servidores e alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Comércio e Serviços Públicos), participaram mais de 100 pessoas.

Para a realização das oficinas, trabalham em parceria a Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Coordenação de Empreendedorismo, e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propesq), por intermédio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Os temas abordados pelos professores Wilson Alves e Vinicius Tocantins envolvem estilos de criatividade, tipos de inovação, o que é e por que empreender, características do comportamento empreendedor, entre outros.

Nessa segunda edição da oficina, o público do CBVZO contou com a participação especial do ex-reitor do IFRR Ademar de Araújo Filho, que relatou como o empreendedorismo se tornou importante para o desenvolvimento do Estado de Roraima nas últimas décadas.

Conforme o coordenador de Empreendedorismo, Wilson Alves da Silva Filho, as oficinas irão ocorrer nos cinco campi do IFRR, sendo que, na Capital, todas as unidades já foram atendidas neste primeiro momento, voltando-se as ações agora para os campi do interior do estado. "A ideia é fazer duas rodadas de oficinas em todos os campi, de forma a atender alunos e servidores de todos os turnos, do ensino médio ao superior".

A proposta da coordenação é promover atividades que desenvolvam nos estudantes da instituição as habilidades e as competências necessárias para a construção de um perfil empreendedor, com o objetivo de engajá-los nas futuras ações referentes às incubadoras de empresas, às empresas juniores e às cooperativas escolares. “Todas essas ações e sensibilização, consequentemente, resultarão no envolvimento de discentes, egressos, empresários e de todo o ecossistema de empreendedorismo do Estado de Roraima”, complementou o coordenador.

O coordenador lembrou que a primeira oficina ocorreu no Campus Boa Vista, no início deste mês, atendendo mais de 95 pessoas, entre servidores e acadêmicos dos cursos superiores e técnicos subsequentes.

Colaboração Wilson Alves
25/4/2018