Aluna do IFRR é selecionada para programa de intercâmbio no Japão

por Rebeca publicado 24/09/2019 15h10, última modificação 24/09/2019 19h19
Liandra Giovanna, do CBV, está entre os dez alunos da Rede Federal selecionados

Foi divulgado, na última quinta-feira, 19, o resultado da seleção para o Sakura Science High School Program, programa fruto da parceria entre a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Dez alunos da Rede Federal foram selecionados para participar, em novembro, de um intercâmbio de curta duração no Japão. Entre eles está Liandra Giovanna Carvalho Góes, estudante do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), matriculada no 2.º ano do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio.

A pré-seleção, feita em âmbito local pela Coordenação de Relações Internacionais (Corint/Proex), foi realizada conforme critérios estabelecidos pelo edital nacional. Para o coordenador, professor Miguel Felix, essa é mais uma ação de grande importância para as relações internacionais do Instituto Federal de Roraima. “Não apenas a instituição sai ganhando, mas também toda a Rede Federal, a comunidade atendida e principalmente a nossa estudante, que voltará transformada desse intercâmbio. Temos certeza de que o IFRR e toda a Região Norte do Brasil serão muito bem representados no Japão e, mais do que aprender boas práticas, estamos certos de que também temos muito a contribuir para a ciência e a tecnologia que aqui fazemos todos os dias”, comentou.

Liandra, que nunca viajou para fora do País, aguarda com grandes expectativas pelo dia da viagem. “Estou animada para estar no mesmo ambiente com os ganhadores do Prêmio Nobel e espero poder conhecer um pouco sobre a arquitetura e a cultura japonesa”, disse entusiasmada a jovem de 17 anos, que releva estar ansiosa por visitar pontos turísticos durante o período em que estiver no Japão.

A jovem relata que não acreditou que seria selecionada. “Eu me inscrevi porque vi uma oportunidade de ir pra fora do País e não quis dispensá-la, mas não passou pela minha cabeça que seria selecionada. No entanto, minha mãe me incentivou a me inscrever mesmo assim, e percebi que poderia me arrepender no futuro caso não tentasse”, confessou.

Para ela, programas do tipo são muito importantes. “São ótimos para a formação curricular do estudante e um incentivo para participação em eventos técnico-científicos, já que esse era um dos critérios principais”, afirmou a discente. Liandra, que estuda informática, vê no intercâmbio uma oportunidade de conectar a área que estuda com a viagem. “Vou conhecer um país muito desenvolvido em várias áreas, e ver a forma como a tecnologia é empregada no Japão poderá mudar totalmente a minha visão de mundo”, concluiu.

De acordo com a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, os programas de intercâmbio normalmente são destinados a estudantes do ensino superior, no entanto o Sakura abriu edital com disponibilidade de dez vagas para alunos de cursos técnicos das 41 instituições da Rede Federal. “A participação da aluna Liandra é um uma oportunidade de ampliação dos conhecimentos na área de tecnologia. Além disso, abre possibilidades para outros estudantes também se dedicarem ao estudo de uma língua estrangeira, como a língua inglesa, com fluência na oralidade como pré-requisito para seleção”, afirmou.

A viagem deve ocorrer no dia 23 de novembro, e o retorno ao Brasil no dia 29 do mesmo mês. O intercâmbio contempla uma curta imersão na área de ciência e tecnologia avançada, participação em aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel, além de outras atividades ao lado de estudantes japoneses e de outros países, visita a embaixada do Brasil no Japão e ainda realização de atividades com estudantes do ensino médio japonês e de outros países participantes. As atividades in loco serão acompanhadas por dois servidores da Rede Federal.

O programa custeará todas as despesas dos representantes brasileiros – passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto japonês. Somente os valores referentes à emissão do passaporte e à viagem para entrevista no consulado japonês para obtenção do visto não serão cobertos.

Texto: Bruna Castelo Branco

Fotos: Nenzinho Soares