2.° dia do IV Fórum de Integração do IFRR tem programação diversificada

por Laura publicado 19/11/2015 19h50, última modificação 20/11/2015 18h05
A programação do IV Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFRR (Forint) continua nesta quinta-feira (19), com exposição de banners, maquetes, apresentações culturais, oficinas, minicursos, mesas-redondas, palestra e roda de conversa. Nesta edição, o fórum está sob a responsabilidade do Campus Boa Vista Zona Oeste, mas as atividades ocorrem no Campus Boa Vista Centro (CBVC).

A programação do IV Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFRR (Forint) continua nesta quinta-feira (19), com exposição de banners, maquetes, apresentações culturais, oficinas, minicursos, mesas-redondas, palestra e roda de conversa.  Nesta edição, o fórum está sob a responsabilidade do Campus Boa Vista Zona Oeste, mas as atividades ocorrem no Campus Boa Vista Centro (CBVC).

Nesta manhã, o evento teve início com a mesa-redonda sobre o Plano Nacional de Educação e as Implicações para a Educação Profissional, da qual fizeram parte o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), professor Dr. Belchior de Oliveira Rocha; a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Amazonas, professora Dra. Sandra Magni Darwich, representando o reitor da instituição, Venâncio Castelo Branco; e o reitor do IFRR, professor Me. Ademar de Araújo Filho, que atuou como mediador.

Conforme explicou o presidente do Conif, debater o tema é de fundamental importância, dada a atual conjuntura econômica e política do País. “O que nós buscamos apresentar foi exatamente a intercessão entre o Plano Nacional de Educação e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O plano prevê 20 metas, das quais 11 dizem respeito ao nosso fazer institucional. Desse modo, chamei a atenção para esses pontos, mostrando em que podemos intervir, com vistas ao cumprimento das metas e à obtenção de bons resultados”, acrescentou.

Outra mesa-redonda promovida durante a manhã foi a de Projetos de Energia Renovável Desenvolvidos no IFRR, cujo mediador foi o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica da instituição, professor Dr. Jaci Lima. As atividades seguem ate à noite, com a participação de convidados de outras instituições e de profissionais dos campi do IFRR.

A primeira mesa-redonda da tarde teve início às 14 horas, com o tema Internacionalização do IFRR: potencialidades e fragilidades, cujo mediador é o reitor do IFRR, professor Me. Ademar de Araújo Filho. Fazem parte da mesa os docentes dos Campi Amajari e Boa Vista Centro, Dra. Daniele Fujita e Vínicius Tocantins, respectivamente, e a assessora de Relações Internacionais da instituição, professora Me. Sandra Mara Botelho.

A partir das 16 horas, será realizada uma roda de conversa com o prof. Dr. Walter Antônio Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina, na sala da pós-graduação do CBVC. O docente também realizará a mesma atividade na sexta-feira (20), às 10h, no auditório do campus.

Paralelamente à roda de conversa, também será promovida, no auditório do CBVC, a mesa-redonda sobre Pedagogia de Alternância, com a participação do professor Dr. Jandiê Araújo da Silva, da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima, dos diretores-gerais dos Campi Amajari e Novo Paraíso, George Sterfson Barros e Eliezer Nunes, respectivamente, e da pedagoga do Campus Amajari Thays Carvalho.

À noite, a partir das 19h30, no auditório do CBVC, os participantes ainda poderão assistir à palestra do prof. Dr. Sérgio Luiz Lopes, da Universidade Federal de Roraima, sobre Formação Docente e Novas Tecnologias: algumas provocações.

A lista de programação, das oficinas e dos minicursos estão disponíveis nos links abaixo:

Programação: http://www.ifrr.edu.br/forint/iv-forum-de-integracao/programacao

Oficinas e minicursos: http://www.ifrr.edu.br/forint/iv-forum-de-integracao/inscricoes/oficinas-e-minicursos

Por: Laura Veras

CCS/Reitoria