GESTÃO DEMOCRÁTICA – Comunidade pode contribuir para a formulação de documentos e participar de enquetes

por Sofia Lampert publicado 14/06/2019 14h20, última modificação 14/06/2019 14h36
Estão abertos documentos para consultas públicas nas áreas de planejamento, inovação tecnológica e centro de línguas. Também estão abertas duas enquetes, uma para a escolha dos cursos do novo eixo de atuação do CBVZO e outra para a escolha do nome da Incubadora de Empresas do IFRR

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está com diversas consultas públicas abertas à comunidade acadêmica. Professores, técnicos administrativos, estudantes e sociedade em geral podem dar suas contribuições para a formulação de documentos que estabelecem as diretrizes e os objetivos institucionais em diferentes áreas. As minutas desses documentos, disponíveis para consulta, são o resultado do trabalho de comissões designadas por portaria, que se embasaram em orientações legais.  Ao final do processo, as versões finais seguem para ser aprovadas pelo Conselho Superior da instituição.

Entre os documentos em consulta pública, o de maior abrangência é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023). Além dele, estão o de Reformulação da Política de Inovação e o de Criação do Centro de Línguas. Também está em vigência duas enquetes, uma para a escolha dos cursos do novo eixo de atuação do CBVZO e outra para a escolha do nome da Incubadora de Empresas do IFRR. A participação da sociedade é fundamental, pois vai ao encontro dos valores da instituição, de compromisso social e gestão democrática.

CONSULTAS PÚBLICAS

Confira outras informações sobre os documentos que estão em consulta pública e encaminhe suas sugestões:

Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRR (PDI 2019-2023)

– Link do documento: http://www.ifrr.edu.br/pdi/pdi-2019-2023/participacao-social

– Período para participação social: 29/5 a 28/6

– Endereço para envio das sugestões: pdi@ifrr.edu.br

– Justificativa: o plano é uma exigência legal do Ministério da Educação (MEC) às instituições federais de ensino, que devem elaborá-lo conforme as orientações do Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Ele é o norteador das ações institucionais. Nele estão definidos a missão, a visão e os valores da instituição, bem como as estratégias para atingir as metas e os objetivos. Saiba mais orientações para participação aqui.

Reformulação da Política de Inovação do IFRR

– Link do documento: http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-tecnologica/consulta-publica

– Período para participação social: 12/6 a 2/7/2019

– Endereço para envio das sugestões: nit@ifrr.edu.br.

– Justificativa: a medida surge em atendimento às novas legislações brasileiras de apoio à inovação e ao gerenciamento desta, no âmbito da instituição, pelo Núcleo de Inovação Tecnológica. Saiba mais orientações para participação aqui.

Criação do Centro de Línguas do IFRR

– Link do documento: http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/extensao/relacoes-internacionais/minutacentrodelinguas

– Período para participação social: 31/5 a 16/6

– Endereço para envio das sugestões: proex@ifrr.edu.br

– Justificativa: o Centro de Línguas terá como finalidade promover ações relacionadas com as línguas (estrangeiras e/ou adicionais), em consonância com as normas estabelecidas pela Proex. As atividades serão realizadas, prioritariamente, sob a forma de cursos, projetos, eventos e serviços, que poderão ser vinculados entre si, em programas nas áreas de comunicação, cultura e educação. Saiba mais orientações para participação aqui.

ENQUETES

Veja outras informações sobre as enquetes abertas e colabore na escolha dos cursos do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e do nome da Incubadora de Empresas do IFRR:

Oferta de cursos em um novo eixo tecnológico de atuação do CBVZO

– Link da enquete: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd3QV4ml8K-Ivr_VI0A15hltj3_qa1M704OWmD6sU1Ej7MF-g/viewform

– Período para participação social: 3 a 30/6/2019

– Justificativa: a intenção da pesquisa é consultar o interesse da comunidade na oferta de cursos em um novo eixo tecnológico de atuação (Produção Cultural e Design). Atualmente, o CBVZO, localizado no Bairro Laura Moreira, oferece dois cursos no eixo de Gestão e Negócios: o Técnico em Serviços Públicos e o Técnico em Comércio. Saiba mais aqui.

Escolha do nome de incubadora do IFRR

– Link da enquete:  http://abre.ai/YJm

– Período para participação social: 11 a 16/6

– Justificativa: a incubadora será um ambiente destinado a apoiar empreendimentos de base tecnológica, de economia solidária e de economia criativa que sejam, preferencialmente, nas áreas dos cursos ministrados pelo IFRR. Depois da escolha do nome, o Regulamento Geral da Incubadora de Empresas do IFRR seguirá o trâmite para a aprovação no Conselho Superior (Consup). Saiba mais aqui.

14/6/2019