Equipe de gestores do IFRR apresentam demanda a parlamentar federal

por Sofia Lampert publicado 20/02/2020 16h25, última modificação 21/02/2020 11h40

Na manhã desta quinta-feira, 20, a reitora em exercício do Instituto Federal de Roraima (IFRR), professora Fabiana Sbaraini, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, com os demais pró-reitores e o diretor de Obras da instituição, reuniu-se com o deputado federal José Otaci Barroso do Nascimento no Gabinete da Reitoria. O encontro teve como objetivo apresentar-lhe as necessidades do IFRR na área de construção e sensibilizá-lo a destinar recursos para esse fim por meio de emenda parlamentar.

Fabiana falou sobre a importância do IFRR para o Estado de Roraima e lembrou que os institutos federais transformam a realidade local por meio da educação, preenchendo as lacunas existentes. Já o deputado enalteceu o papel dos institutos federais, reiterando a oferta educacional que proporcionam em locais afastados dos maiores centros urbanos, sendo de extrema relevância para o desenvolvimento do País. “Aqui em Roraima, muitas famílias, inclusive das comunidades indígenas, têm oportunidade de melhorar de vida, estudar e se qualificar por causa da instituição”, completou.

Reitora do IFRR em exercício, professora Fabiana Sbaraini, e deputado federal José Otaci

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Diogo Saul Silva, citou as obras que precisam ser feitas com mais urgência, o ginásio poliesportivo do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e o do Campus Avançado Bonfim (CAB). “O ginásio é importante para atender a diversas necessidades pedagógicas, que vão além da prática esportiva, e potencializar o desenvolvimento de ações extensionistas, permitindo que a comunidade externa também usufrua desse tipo de investimento”, disse.

Reiterando a importância desse espaço como lugar de integração, a pró-reitora de Ensino, Sandra Grützmacher, explicou que é imprescindível para a convivência e o acolhimento entre os alunos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida deles. "A sensação de acolhimento e segurança reflete diretamente na permanência e no êxito dos estudantes, ainda mais no caso do ensino médio integrado, em que eles têm uma extensa carga horária”, frisou.

O diretor de Obras, Carlos Calheiros, fez uma exposição do modelo de ginásio de esportes já aprovado pelo MEC, com a apresentação da planta do projeto e do registro fotográfico.  Informou que a obra, em valores atuais, custa em torno de 950 mil reais.

Conforme explicou a pró-reitora de Administração, Regina Lopes, apesar da grande necessidade, os recursos do IFRR estão cada vez mais escassos para a execução das duas obras. Ela esclareceu ainda que o IFRR, assim como os outros institutos, sofreu grande redução no orçamento, chegando a 50% em relação aos últimos anos, impossibilitando novos investimentos.

A reitora em exercício, Fabiana Sbaraini, convidou o deputado a conhecer todas as unidades da instituição. Adiantou que as mais novas, o CBVZO e o CAB, têm grande potencial de crescimento, sendo a da zona oeste a de mais alta procura por estar na região mais populosa do estado e agora ofertando nível superior. Aproveitou também para falar da dificuldade de acesso ao CBVZO, em um pequeno trecho não asfaltado, a poucos metros do prédio, por conta do alagamento no período de chuvas.

Em resposta, o deputado se comprometeu a conhecer as unidades do IFRR e a buscar recursos para investir na instituição. “O que a gente não conhece não cuida. Tenho um bom diálogo com boa parte dos deputados, para juntos alocarmos recursos que atendam às necessidades da instituição. Às vezes, o que falta é direcionamento envolvendo outros parlamentares, de forma coletiva, para um bom montante”, declarou.

Ao final da reunião, foi combinado que o IFRR encaminhará ofício ao parlamentar com os esclarecimentos sobre a necessidade das obras institucionais e o plano de trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Obras.

Ascom/Reitoria
Sofia Lampert