CORONAVÍRUS - IFRR cria comissão para normatizar colação de grau a distância

por Rebeca publicado 13/05/2020 16h15, última modificação 13/05/2020 16h15

O Comitê de Crise para Enfrentamento do Coronavírus (CCEC) do Instituto Federal de Roraima publicou a Portaria 17/2020, no último dia 7, constituindo o Grupo de Trabalho responsável pela normatização da colação de grau virtual dos cursos superiores da instituição. A proposta é que tudo seja virtual, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Devido à pandemia do novo coronavírus e à suspensão das atividades presenciais, bem como do calendário acadêmico, desde 18 de março, todas as solenidades de colação de grau e de formatura que estavam previstas, incluindo as dos cursos na modalidade de Educação a Distância, tiveram de ser suspensas.

O GT terá prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos, que vão tratar exclusivamente das regras para a outorga de grau virtual neste momento de crise. Antes da criação do grupo, já existiam discussões sobre o tema, devido à suspensão, por causa da pandemia, das colações de grau do Campus Boa Vista marcadas para março. Aproximadamente 85 estudantes do CBV devem ser atendidos com a medida.

De acordo com o presidente do Grupo de Trabalho, Giovani Calerri Junior, diante da necessidade de realizar a outorga de grau aos estudantes que já concluíram efetivamente os seus cursos e que aguardavam apenas a solenidade, o comitê de Crise começou a discutir a questão. “A ideia é realizar um rito exclusivamente eletrônico, via Suap. Então, na prática, não ocorrerá cerimônia on-line”, explicou.

Calerri disse ainda que a proposta aponta para um fluxo de processo eletrônico no Suap, no qual os formandos assinarão a ata de colação de grau, o termo de juramento e, após isso, a reitora do IFRR, Sandra Mara Dias Botelho, emitirá um documento outorgando o grau aos estudantes.

O presidente do GT não descartou a possibilidade de melhorar o formato da cerimônia, caso a questão do distanciamento social continue e surja a necessidade de formar mais estudantes. “Considerando o cenário de pandemia pelo qual estamos passando e a necessidade de realizar as outorgas de grau aos acadêmicos que já cumpriram todos os requisitos, o rito virtual ocorrerá na forma de processo eletrônico. Todavia, caso haja necessidade de futuras outorgas e ainda vigore a recomendação de distanciamento social, é provável que as cerimônias ocorram com transmissão ao vivo, em um formato diferente do que está sendo adotado”, declarou.

Texto: Rebeca Lopes
Foto: Nenzinho Soares