Animação de atletas marca a abertura dos JIFs 2019

por Sofia Lampert publicado 10/10/2019 14h55, última modificação 14/10/2019 18h56
Desde a entrada das delegações até as atrações culturais, o entusiasmo dos atletas tomou conta do ginásio do Sesc Guarapari
A animação dos mais de 1.700 estudantes e servidores deu o tom da cerimônia de abertura da 10ª edição dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs 2019), realizada nesta terça-feira, 8. Desde a entrada das delegações até às atrações culturais, o entusiasmo dos atletas tomou conta do ginásio do Sesc Guarapari. A solenidade marca o início oficial da competição, que neste ano é sediada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Os JIFs 2019 reuniram atletas de 30 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. São disputadas 11 modalidades esportivas, coletivas e individuais: natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquete, futsal, handebol, voleibol, voleibol de praia, atletismo e futebol. As disputas começaram na segunda, 7, e vão até sábado, 12.

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) participa dos JIFs com uma delegação composta por 22 alunos-atletas dos Campi Boa Vista (CBV), Amajari (CAM) e Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Quatro técnicos acompanham os times e os estudantes do IFRR que competem nas modalidades de atletismo, futsal, judô e vôlei de praia.

A entrada das delegações deu início ao evento, e o reitor do Ifes, Jadir Pela, declarou a abertura dos jogos. Além dos estudantes e dos servidores das delegações, participaram da solenidade reitores das instituições da Rede Federal, pró-reitores e diretores-gerais do Ifes e o secretário de Esporte e Lazer de Guarapari, Cleber Alisson Lacerda.

O coordenador-geral local dos JIFs, Mauro Fontoura Borges Neto, lembrou a história da competição, que começou em 1966 com os Jogos Esportivos do Ensino Industrial, realizados na Escola Técnica Federal do Espírito Santo, hoje Ifes ,– Campus Vitória. Na ocasião, a competição foi organizada pelo seu avô, Mauro Fontoura Borges, que era diretor da escola. O presidente da Comissão de Organização dos Jogos das Instituições Federais de Educação (Cojif), Silvio Romero de Araújo Farias, ressaltou o empenho das delegações em participar do evento neste ano, mesmo com as dificuldades.

A Escola de Campeãs, equipe de ginástica rítmica de Vila Velha, fez a apresentação de algumas de suas coreografias, incluindo números de competição. O estudante do Ifes/Campus Vitória Nicolas Lovatte Schnebeli fez o juramento do atleta, enquanto Raphael Jardim Louzada e Camila Moreira proferiram o juramento dos árbitros. Daniel Thurler Pereira, também aluno do Campus Vitória, leu a Carta dos Jogos.

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, destacou o trabalho realizado pela Cojif e pelo Ifes para que os JIFs 2019 fosse realizados. Lembrou ainda que em breve será definida a sede da próxima edição dos jogos.

Jadir Pela, reitor do Ifes, falou, em nome de toda a comunidade do instituto anfitrião, da alegria de poder realizar os jogos e receber os participantes. “"Esperamos que vocês aproveitem muito este momento"”, finalizou. O encerramento da cerimônia contou ainda com música e dança com o grupo de tradições folclóricas Tunderland, que fez a apresentação de danças pomerana e alemã.




Fonte: Assessoria de Comunicação dos JIFs 2019
Disponível em: <https://sigeventos.ifes.edu.br/evento/JIF2019/noticia/24> > Acessado em 10/10/2019.
Fotos: Fanpage do JIFs (https://www.facebook.com/jifnacional/)
Notícia adaptada por
Ascom/Reitoria
10/10/2019
« Setembro 2019 »
month-9
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5