Projeto para cultura de paz vai premiar desenhos e redações

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 12/12/2016 16h25, última modificação 19/12/2016 21h08
O tema proposto para os alunos do CBVZO é “Substitua a Violência pelo amor. A paz começa em mim!”

Diante das constantes ocorrências de violência em âmbito local e nacional, com índices cada vez mais alarmantes, o CBVZO está promovendo o projeto “Substitua a Violência pelo amor. A paz começa em mim!”, por meio do qual, entre outras ações, realizará um concurso de redação e desenho com alunos da unidade de ensino da zona oeste da cidade.

Segundo a coordenadora da ação, a psicóloga do campus, Andressa Rebouças, além da preocupação com a violência nas ruas, a maior preocupação são as diversas ocorrências que destroem famílias. “Além de outras atividades previstas no projeto, pretendemos desenvolver um concurso diferente, que tem a intenção de que os estudantes do CBVZO transmitam uma mensagem de paz, por meio de um desenho e/ou uma redação, ajudando a promover uma cultura de paz em nossa comunidade escolar, focando a elaboração dos trabalhos nos objetivos do projeto e principalmente no tema ‘Substitua a violência pelo amor. A paz começa em mim!’”, explicou.

Segundo ela, com esse projeto, desenvolvido pela Codaea (Coordenação de Apoio ao Ensino e Aprendizagem), tendo como referência o Plano de Trabalho da Psicologia e do Serviço Social, o CBVZO pretende inserir, como forma de prevenção, uma cultura de paz entre todos os estudantes da unidade de ensino do IFRR, com foco na valorização da vida e na busca da construção da cidadania. “Esperamos promover a integração da comunidade escolar, principalmente entre os estudantes, além de desenvolver os valores éticos e culturais importantes na formação do cidadão”, destacou.

O período de inscrições para os estudantes do CBVZO interessados em participar começou nesta segunda-feira, dia 12, e vai até esta quarta-feira, dia 14. Os desenhos e as redações sobre o tema serão recebidos na sala de apoio do campus, no CBVC (Campus Boa Vista Centro), no horário das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas.

O resultado do concurso será anunciado no próximo dia 21 de dezembro, quando as demais atividades do projeto serão executadas com uma programação que tem prevista a realização de palestras, apresentações musicais e teatrais, e prática de relaxamento e meditação. Todas essas atividades estão programadas para serem realizadas das 13h30 às 17h30.
O regulamento do concurso pode ser conferido na área do Campus Boa Vista Zona Oeste, no site do instituto (www.ifrr.edu.br).

SHENEVILLE ARAÚJO
CCS/Campus Boa Vista Zona Oeste/ IFRR