Professores e técnicos do CBVZO se preparam para novas aulas do 2.º semestre

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 18/07/2017 14h05, última modificação 31/08/2017 16h34
O tema do Encontro Pedagógico deste semestre é “Interdisciplinaridade e práticas inclusivas – Os desafios do ensino técnico”
Professores e técnicos do CBVZO se preparam para novas aulas do 2.º semestre

Professores e técnicos participaram, durante toda esta terça-feira, dia 18, de palestras e oficinas voltadas para a atualização e o aperfeiçoamento profissional com foco no aluno

A melhor forma de ensinar e garantir o aprendizado eficaz aos alunos é uma preocupação constante da equipe técnico-pedagógica do CBVZO. Diante disso, a cada semestre a Direção de Ensino da unidade do IFRR promove um encontro pedagógico voltado para a atualização e o aperfeiçoamento de professores e técnicos do campus, que concentrarão esforços para obter dos estudantes resultados cada vez mais positivos a partir do reinício das aulas. O tema desta edição do evento, realizado durante toda esta terça-feira, dia 18, é “Interdisciplinaridade e práticas inclusivas – Os desafios do ensino técnico no CBVZO”.

Este semestre, para garantir a atualização e o aperfeiçoamento necessário, vários profissionais foram convidados para contribuir para o encontro, que se iniciou com a palestra da professora, pedagoga e mestre em Ciências da Educação Superior Joseane Cortez, também diretora do Campus Boa Vista (CBV). Ela abordou o tema “Interdisciplinaridade é possível?”, destacando que o ato de dar aulas não deve se limitar a um monólogo, mas proporcionar o diálogo, além de novas ferramentas de aprendizagem, e assim possibilitar a compreensão de todos os estudantes.

A professora especialista em Pedagogia Escolar e em Tecnologias da Educação Antonia Policarpo também palestrou na primeira parte do evento. Ela fez uma exposição sobre “Inclusão no IFRR" e apresentou as alternativas e os recursos existentes para garantir o direito de todos os estudantes estudarem juntos, sem exclusão de nenhuma espécie, destacando que todos os profissionais que fazem parte do ensino são responsáveis por garantir esse direito assegurado em lei.

A diretora-geral do CBVZO, professora Cida Medeiros, enfatizou o planejamento do encontro no sentido de trazer para o evento profissionais do próprio IFRR especialistas nas áreas de abordagem de cada tema para transmitirem, da maneira mais adequada possível, a expertise necessária ao desenvolvimento das atividades programadas no campus, com vistas à melhoria de desempenho da comunidade acadêmica.

“Nosso foco sempre é o aluno, e a cada encontro procuramos proporcionar o máximo de conhecimento com qualidade para que nossos técnicos e professores consigam atuar, cada vez mais e de modo eficiente, para atender a todas as demandas dos nossos alunos, visando sempre ao crescimento destes, com uma formação de excelência”, observou Cida.

A reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, mais uma vez marcou presença no Encontro Pedagógico do CBVZO. Ela destacou  a necessidade de eventos dessa natureza e com esse tipo de abordagem de temas, recomendando que cada servidor do campus reflita sobre o fazer algo para despertar na comunidade o gosto pelo estudo e sobre o significado de fazer parte de uma instituição de ensino como o Instituto Federal de Roraima.

“É importante discutir demandas como essas, de como sermos o diferencial na vida dos nossos alunos e de como  estimulá-los a ter gosto pelos estudos. É importante também focar, além das necessidades físicas, a inclusão e a garantia de pertencimento de cada um ao instituto. Por isso, aproveito o momento para convidar cada servidor a incentivar os demais a promover a inclusão e fazer um IFRR melhor, com ações interdisciplinares e de maior inserção da nossa comunidade”, destacou.

SEGUNDA PARTE – Ainda na tarde desta terça-feira, dia 18, a equipe técnico-pedagógica do CBVZO segue com orientações aos servidores do campus para o semestre que se inicia nesta quarta-feira, dia 19. Posterior a esse momento, professores e técnicos participam de mais uma edição do Media Training, ministrado pela jornalista Sheneville Araújo, que abordará o funcionamento de uma Assessoria de Comunicação Integrada e Noções de Relacionamento com a Imprensa, sendo precedida pelo coordenador de Comunicação Social do campus, Gildo Souza, que tratará do tema “O uso das mídias como recursos didáticos".

SEGUNDO SEMESTRE – O segundo semestre do CBVZO se inicia nesta quarta-feira, dia 19, ainda na estrutura do Campus Boa Vista (CBV), para os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, e na Escola Estadual Elza Breves, para os estudantes dos cursos técnicos subsequentes, com aulas normais, seguindo o calendário escolar da unidade de ensino.

 

Sheneville Araújo
CCS/Campus Boa Vista Zona Oeste
18/7/2017
« Novembro 2017 »
month-11
Se Te Qu Qu Se Sa Do
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3
  

inscreva_se aqui 2017_1