ORGANIZAÇÃO – Estudantes apresentam resultados dos 5 Ss aplicados na escola

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 19/07/2017 12h15, última modificação 31/08/2017 16h36
Os estudantes passaram as férias escolares em estágio desenvolvendo, na coordenação dos cursos técnicos, as práticas do programa organizacional
ORGANIZAÇÃO – Estudantes apresentam resultados dos 5 Ss aplicados na escola

Os alunos do curso Técnico em Serviços Públicos Luyndson Pessoa e Vinicius Barroso trouxeram para o CBVZO metodologia comumente aplicada em empresas privadas

O segundo semestre no Campus Boa Vista
Zona Oeste (CBVZO) começou, na manhã desta quarta-feira, dia 19, com uma novidade: a ação direta de alunos e servidores. Trata-se da implantação do método 5 Ss de organização. Depois da abertura,  realizada pela diretora-geral do campus, professora Cida Medeiros, que deu boas-vindas aos estudantes dos cursos técnicos de Comércio e de Serviços Públicos integrados ao ensino médio, e pelo diretor de Ensino, professor Isaac Sutil, que prestou orientações a respeito de novos horários, salas, professores e estágios, os alunos que ficaram à frente da nova ação na unidade de ensino, Luyndson Pessoa e Vinicius Barroso, apresentaram os primeiros resultados aos colegas e aos servidores.

Segundo eles, que cursam o Técnico de Serviços Públicos, como se trata de um programa muito utilizado por empresas privadas que tem como objetivo principal a organização, resolveram trazê-lo para aplicar  na escola, já que esse tipo de prática é necessária e deve ser utilizada em diversos setores da vida profissional e até pessoal.

Vinicius explicou que o 5 Ss ajuda a resolver diversos problemas em empresas particulares, melhorando o desempenho, pois proporciona maior durabilidade dos equipamentos, comunicação externa e interna mais eficiente, espaço de trabalho mais saudável para os profissionais que nelas atuam e ainda melhora a imagem  empresarial, podendo ser aplicado também em instituição pública para obter resultados positivos.

Luyndson destacou para os colegas, que estão voltando às aulas esta semana, a importância de absorverem também a essência do programa e tentarem aplicá-la. “Estamos mostrando os resultados do que fizemos aqui durante nosso estágio nas férias, as diversas melhorias na coordenação dos nossos cursos, porque queremos que todos pratiquem também, pois são ensinamentos que vamos levar para nossas vidas, para nosso trabalho. Já vamos sair daqui formados e, com o 5 Ss, poderemos nos destacar nas atividades que vamos desempenhar e na nossa carreira”, enfatizou.

A pedagoga do CBVZO Francimente Sales, que coordenou as atividades dos estudantes, avaliou positivamente o desempenho dos desenvolvedores do programa no campus, garantindo que eles conseguiram aplicar, com os servidores, todas as práticas de maneira efetiva e eficiente.

“Nossos alunos estagiários conseguiram demonstrar a essência do estágio ao associar a teoria do que é o método 5 Ss, como filosofia da qualidade, com a prática, gerando e difundindo a cultura da mudança de atitude que reflete na melhoria organizacional. Com certeza, esse período foi de grande aprendizado para todos, estudantes, que se superaram ao buscar conhecer e multiplicar os sensos do programa, e instituição, que vivenciou o desempenho dos futuros técnicos”, observou.

5 Ss –  O método 5 Ss é uma ferramenta que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. A proposta do 5 Ss é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional.

SHENEVILLE ARAÚJO
Fotos: Lisandra Carvalho Souza