ZONA OESTE - Técnicos e professores vão discutir os desafios da formação integral

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 16/03/2016 17h08, última modificação 16/03/2016 17h08
As discussões deverão ocorrer durante o primeiro Encontro Pedagógico de 2016 do Campus Boa Vista Zona Oeste do IFRR

O momento de discussão e planejamento servirá para garantir que o trabalho desenvolvido na unidade de ensino ultrapasse a sala de aula e seja mais eficiente para os alunos

Este ano as atividades no CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) começam com uma novidade. O ensino integrado passará a ser uma das modalidades oferecidas na unidade educacional, que, até então, trabalhava apenas com o subsequente.

Diante dessa novidade, o primeiro Encontro Pedagógico de 2016 será realizado com o tema Os Desafios da Formação Integral. O evento, que contará com a participação de professores e técnicos do CBVZO, ocorrerá na sala de reuniões do prédio da Reitoria do IFRR, nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas.

O objetivo é discutir a proposta pedagógica do campus para o ano de 2016, com foco especial no início das turmas dos cursos de ensino médio integrado. “Até então atendíamos apenas os alunos dos cursos técnicos subsequentes, com idades acima de 18 anos. Agora, receberemos outro público, alunos que cursarão o técnico integrado ao ensino médio, sendo a maioria composta por adolescentes, e temos de nos preparar para lidar, da maneira mais adequada e eficiente, com esse novo público. Para isso, vamos discutir e planejar, em conjunto, as linhas e as diretrizes pedagógicas”, explicou a coordenadora pedagógica do CBVZO, Francimeire Sales de Souza.

Para ela, esses momentos de discussão e planejamento são importantes para garantir que o trabalho desenvolvido na unidade de ensino ultrapasse a sala de aula. “Vamos planejar ações voltadas para a participação dos estudantes em projetos e programas de Nivelamento Escolar, Monitoria Voluntária, Artes e Atividades Desportivas, Preservação da Saúde e Respeito à Diversidade”, destacou a coordenadora.

Na programação do Encontro Pedagógico, está prevista, para o primeiro dia, a palestra de abertura “A educação profissional e tecnológica x desafios do ensino médio integrado”, promovida pela Proen (Pró-Reitoria de Ensino) do IFRR, seguida da Apresentação do Perfil dos Estudantes do CBVZO e da apresentação e discussão da Proposta Pedagógica do CBVZO para Ensino Médio Integrado.

No segundo e último dia do evento, será apresentado e discutido o Plano Anual de Trabalho do Ensino, Pesquisa e Extensão, o Calendário Escolar, a Lotação de Professores, o Planejamento de Ensino, os horários das aulas, concluindo com uma Oficina do Q-Acadêmico, uma ferramenta no site do IFRR, voltada para a navegação dos estudantes do instituto, que visa facilitar a vida acadêmica deles durante o período dos cursos.

ENSINO INTEGRADO – É oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada aluno.

ENSINO SUBSEQUENTE – É oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino médio.

SHENEVILLE ARAÚJO

CCS/CBVZO