Estudantes do CBVZO começam a desenvolver projetos de cidadania, meio ambiente, educação e saúde

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 25/04/2016 22h05, última modificação 25/04/2016 22h06
Durante seis meses, estudantes e professores promoverão ações educativas e de sensibilização na unidade de ensino e junto à comunidade do Conjunto Cidadão
Estudantes do CBVZO começam a desenvolver projetos  de cidadania, meio ambiente, educação e saúde

Além da comunidade acadêmica da unidade de ensino, moradores e trabalhadores do entorno serão contemplados com as ações dos projetos

Com o propósito de desenvolver ações que possam ser realizadas além das salas de aulas, a equipe pedagógica do Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (CBVZO-IFRR) estimulou os alunos da unidade de ensino a desenvolver projetos de extensão em áreas diversas, podendo ser contemplados com bolsas de apoio financeiro para a execução das atividades.

Do total de sete projetos inscritos no Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFRR, cinco foram selecionados, envolvendo um total de dez alunos do CBVZO, que iniciarão as atividades dos projetos ainda esta semana com toda a comunidade acadêmica do campus.

Assim, a partir de agora, até o mês de setembro deste ano, alunos, professores e demais servidores da unidade de ensino, localizada no Conjunto Cidadão, no Bairro Senador Hélio Campos, além da comunidade do entorno, passarão a contar com várias ações educativas e sensibilizadoras nas áreas de meio ambiente, cidadania, saúde, estímulo à leitura, entre outras.

Estão previstas para esse período palestras de sensibilização, mobilizações no trânsito, aplicação de pesquisas, apresentações teatrais, encontros e debates, além de oficinas e ações como a fabricação de armadilhas para o mosquito Aedes aegypti e de peças decorativas com a reutilização de garrafas PET.

Segundo a coordenadora de Extensão do CBVZO, professora Sandra Grützmacher, responsável pelos projetos na unidade, eles deverão atender ao que prevê o programa de bolsas da instituição: contribuir significativamente para o desenvolvimento do estado por meio da melhoria e do aperfeiçoamento da qualidade de vida das comunidades locais. “Um dos objetivos das atividades de extensão em uma unidade de ensino é estimular professores e estudantes a desenvolver atividades comunitárias e tecnologia social, ou seja, ações voltadas para o benefício das populações mais necessitadas”, explicou.

Confira os projetos que serão desenvolvidos no CBVZO:

CAMPUS

CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO

NOME DO PROJETO

ZONA OESTE N.º 001

BULLYING: VOCÊ É ALVO, ESPECTADOR OU AUTOR?

ZONA OESTE N.º 002

MOSQUITOEIROS: ARMADILHAS PARA MOSQUITOS

N.º 003

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO, UM CAMINHO PARA A VIDA!

N.º 004

REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PLÁSTICAS E DE PAPEL NA CONFECÇÃO DE PEÇAS DECORATIVAS: UMA PROPOSTA SUSTENTÁVEL

N.º 005

VIAJANDO POR MEIO DA LEITURA: ESTÍMULO AOS JOVENS LEITORES