Rede Federal realiza reunião do Conif em Roraima

por anderson.caldas — publicado 11/06/2015 22h25, última modificação 13/08/2015 13h44

Durante três dias, as maiores autoridades dos Institutos Federais (IFs) do Brasil estiveram em Boa Vista (RR) para discutir os rumos da educação profissional e tecnológica.  A 53ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reuniu 28 autoridades, entre reitores e representantes dos IFs, em evento organizado pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Na manhã da terça-feira (9), houve a abertura do evento no auditório do Aipana Plaza Hotel, com exibição de vídeo institucional do IFRR, apresentação do Coral Canta IFRR e lançamento do livro Proeja: um sonho possível, de autoria dos professores Dr. José Gomes da Silva e Ma. Leila Márcia Ghedin. Além disso, o pleno do Conif prestou homenagem ao pós-doutor Gilson Garófalo pelo importante trabalho prestado à instituição.


Os reitores visitaram, na tarde de quarta-feira (10), o Câmpus Boa Vista Centro, local em que as autoridades conheceram o projeto Doutores da Informática e acompanharam a apresentação de robôs criados por estudantes. Além disso, conheceram as instalações gerais do câmpus e degustaram um coquetel preparado pelas alunas do programa Pronatec/Mulheres Mil.

Em relação à pauta da reunião, os reitores se debruçaram sobre a organização do X Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) e avaliaram a terceira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). A discussão  contemplou  também os valores dos limites orçamentários para a Rede Federal, o Congresso Mundial da Federação de Colleges e Politécnicos (WFCP) 2016, os cargos e atribuições de técnicos administrativos em educação e as Escolas de Fronteiras.

O presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor Belchior de Oliveira Rocha, fez um balanço do evento. “A reunião foi excelente, com a presença maciça dos reitores e o cumprimento da pauta. Tivemos oportunidade de conhecer um pouco o IFRR e parabenizamos todos os servidores, principalmente os alunos, pelo trabalho que é feito aqui”, comentou Rocha.

Para o reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, a primeira reunião do Conif em Roraima foi de grande satisfação. “Ficamos surpresos com o número de participantes. Estamos muito felizes por receber a Rede Federal e poder mostrar o contexto regional aos visitantes, e discutir os entraves para fazer educação profissional na Amazônia. Além disso, tivemos uma pauta importante, com destaque para a situação financeira e orçamentária dos Institutos Federais”, frisou o reitor.  

« Junho 2018 »
month-6
Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
  

 

inscreva_se aqui 2017_1