Projetos do Pibid e do Residência Pedagógica apresentam ações pela primeira vez no Forint

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 28/11/2019 21h10, última modificação 29/11/2019 12h40
O público pôde conhecer importantes os programas de formação docente dos estudantes da instituição

Nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), está sendo realizado o maior evento técnico-científico do Instituto Federal de Roraima, o Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint). Dentro da ampla programação do evento, que está em sua oitava edição, o público pode conhecer dois importantes programas de formação docente dos estudantes da instituição.

Um deles é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Roraima (Pibid/Capes/IFRR), cujo objetivo é contribuir para a formação inicial e continuada de profissionais da educação, no âmbito das licenciaturas, priorizando a formação e a inserção dos alunos na rotina escolar, a aprendizagem deles da educação básica e a melhoria da qualidade do ensino público. Para mostrar esse trabalho à comunidade, está sendo realizada, durante o fórum, a I Mostra Científica de Práticas Pedagógicas do Pibid.

Estudantes expõem trabalhos realizados a partir de projetos do Pibid

A coordenadora do programa no IFRR, professora Luciana Leandro, explica que são 28 trabalhos envolvendo 90 acadêmicos dos cursos de licenciatura da instituição (Educação Física; Letras/Espanhol e Literatura Hispânica; e Ciências Biológicas), com a participação de alunos dos cursos presenciais e da modalidade de Educação a Distância (EAD). Segundo Luciana, “é uma oportunidade de os alunos proporem e fazerem algo inovador em escolas da rede estadual, sob a coordenação de área do IFRR, com a supervisão de docente da escola onde o estudante propõe a intervenção”.

Exemplo de ação por meio desse programa é o projeto “A introdução da dança na Escola Estadual Francisca Élzika de Souza Coelho: o Pibid no fomento de uma formação pedagógica de cultura corporal de movimento”. Um dos estudantes envolvidos, Richard Vieira, esclareceu que a ação é realizada no recreio da escola e que, além da essencial prática docente para a atuação profissional, ele pode focar a área de dança, à qual pretende dedicar mais atenção.

O outro programa que os participantes do fórum podem conhecer é o Residência Pedagógica, cujas ações integram a Política Nacional de Formação de Professores e visam ao aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura. Nesse programa, ocorre a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso. Serão 21 projetos do programa apresentados pelos alunos no primeiro dia do fórum.

A pró-reitora de Ensino do IFRR, professora Sandra Grützmacher, explica que essa é a primeira vez que as ações do Pibid e do Residência Pedagógica são apresentadas no Forint. “E a proposta é que esses programas continuem participando das outras edições, caso tenham continuidade, pois dependem de recursos da Capes”, disse.

Sofia Lampert
Fotos:  Nenzinho Soares