Para além do campus – Estudantes iniciam ações na comunidade

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 05/04/2018 17h55, última modificação 06/04/2018 08h47
Os projetos aprovados serão executados em um período de seis meses no Campus Boa Vista Zona Oeste e na comunidade do entorno
Para além do campus – Estudantes iniciam ações na comunidade

A organização para o início das ações já foi discutida com a coordenação, os estudantes e os orientadores

 

Segunda-feira, dia 9, começam a ser executadas, na comunidade do Bairro Laura Moreira e adjacências, ações dos estudantes do CBVZO. Projetos nas áreas de meio ambiente, comércio, leitura e educação fiscal começaram a ser trabalhados com os moradores da região.

Todas as ações desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos do campus, sob a supervisão de professores orientadores, serão executadas por meio do Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão (Pbaex), que disponibiliza, por um período de seis meses, uma ajuda de custo de R$ 400 à pesquisa aos aprovados no processo seletivo.

Segundo a coordenadora de Extensão do campus, Jaiandra Guimarães, o programa tem o objetivo de contribuir, por meio de projetos elaborados pelos estudantes, para o desenvolvimento e a disseminação de ações que promovam a melhoria e o aperfeiçoamento da qualidade de vida da comunidade de uma maneira geral.

Além disso, ela destaca a oportunidade de pôr em prática o aprendizado adquirido e obter novos conhecimentos. “O estímulo a atividades comunitárias pelos discentes também é uma ferramenta de formação profissional complementar e prestação de serviço”, comentou.

 

O Bairro Laura Moreira poderá contar com as ações dos projetos aprovados, com as seguintes atividades previstas:

* Incentivo ao aproveitamento de matéria orgânica em escola da zona oeste de Boa Vista para doação (incentivo ao aproveitamento de matéria orgânica; difusão da informação e ensino para os jovens estudantes da periferia; capacitação do público alvo a distinguir os diferentes lixos orgânicos; identificação dos meios de utilização do lixo orgânico no próprio âmbito escolar; doação do lixo orgânico para praticantes de agricultura familiar nos arredores da instituição alvo).

*Reutilização de garrafas de vidro na produção de sementários: contribuindo para o meio ambiente e para a conservação de sementes (realizará processo de reaproveitamento de garrafas de vidro diversas; coleta de sementes diversas com foco na conservação; repasse de informações sobre as sementes aos alunos da escola em que o projeto será desenvolvido na comunidade; produção de materiais decorativos [sementários]; levantamento acerca da precificação dos materiais produzidos).

*Educação Fiscal na Escola: desenvolvendo saberes (trabalhar o desenvolvimento de um olhar crítico do adolescente sobre o assunto, por meio da ludicidade; despertar interesse dos pré-adolescentes em relação à cidadania e à tributação por meio de apresentação de conteúdos; etc.).

*"Técnicas em vendas": uma ferramenta estratégica no mundo dos negócios (descrever as técnicas de análise mercado, estabelecendo um plano pesquisa para técnicas de análise mercado, estabelecendo um plano pesquisa para criar estratégias a fim de superar à concorrência; aplicar técnicas de fidelização de clientes e fechamento vendas; etc.).

*O que as mãos não folheiam os olhos não veem (incentivar a prática da leitura;  desenvolver habilidades de leitura, bem como interpretação, reflexão e expressão escrita e oral; desenvolver, na troca de experiências, o prazer pela leitura e reflexão em grupo; entender que a leitura pode ser mecanismo para progresso social e individual; etc.).

*Escrevendo para o agora: fomentando a criação de textos (proporcionar técnicas para ler com autonomia e criticidade diversos tipos de textos, identificando aspectos de funcionalidade em relação ao cotidiano; divulgar concurso literário; promover técnicas para ler e escrever realizando articulações entre diversas áreas do conhecimento, sendo capaz de solucionar problemas; trabalhar compreensão da produção textual e sua importação ao ingresso mercado de trabalho; etc.).

 

Sheneville Araújo
CCS/CBVZO-IFRR
Foto: Gildo Jr.
5/4/2018
« Maio 2018 »
month-5
Se Te Qu Qu Se Sa Do
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
  

inscreva_se aqui 2017_1