NOVO EIXO TECNOLÓGICO – Divulgado resultado da pesquisa de cursos do CBVZO

por Laura publicado 30/07/2019 12h05, última modificação 30/07/2019 15h25

O resultado da pesquisa realizada em junho deste ano, na zona oeste de Boa Vista, para a oferta de cursos pelo Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO-IFRR) em um novo eixo tecnológico de atuação, o de Produção Cultural e Design, mostra os cursos mais votados pela comunidade. A pesquisa foi aplicada pela comissão nomeada para a definição do novo eixo tecnológico e dos respectivos cursos a serem ofertados pela unidade.

A pesquisa foi dividida em duas seções, uma para os cursos técnicos (nível médio) e outra para os de tecnologia (nível superior). Por meio de 510 respostas, a comunidade demonstrou maior interesse nos cursos técnicos em Multimídia, Publicidade e Produção de Áudio e Vídeo. No nível superior, os cursos de tecnologia mais votados foram Design Gráfico, Fotografia e Design de Animação. O formulário ficou disponível on-line no período de 3 a 30 de junho de 2019.

Localizado no Bairro Laura Moreira, o CBVZO atua no eixo de Gestão e Negócios. Iniciou, em outubro de 2014, o curso Técnico de Serviços Públicos na modalidade de ensino subsequente. Em março de 2015, implantou, também nessa modalidade, o Técnico em Comércio. Nesse mesmo eixo, está em andamento o seu primeiro vestibular para o curso de Tecnologia em Gestão Pública.

De acordo com a diretora-geral do campus, Maria Aparecida Medeiros, a consulta à comunidade é um momento extremamente relevante para a instituição, pois é uma oportunidade de dar voz e vez para a comunidade acadêmica e a comunidade externa contribuírem para a definição dos novos cursos que serão oferecidos pelo IF. “Dessa forma, possibilitamos que as decisões sejam participativas e democráticas”, disse.

Nesse sentido, a diretora ressaltou que ouvir a comunidade fornece bases para que o CBVZO defina os novos cursos a serem ofertados nos próximos anos com respaldo nos anseios da sociedade, levando sempre em conta os arranjos produtivos locais, bem como as possibilidades dos recursos humanos e físicos disponibilizados pela unidade de ensino.

Com o relatório da pesquisa em mão, a partir de agora a equipe técnico-pedagógica inicia os procedimentos para a elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) Técnico em Multimídia ou Publicidade na modalidade subsequente. Depois de concluído, será encaminhado ao Conselho Superior (Consup) para análise e votação. A previsão é que um desses cursos seja ofertado a partir do primeiro semestre de 2020.

Segundo a diretora, apesar do contingenciamento de recursos, espera-se receber novos docentes, um de design gráfico e dois de publicidade e propaganda, o que vai permitir à unidade de ensino atuar na oferta de cursos no eixo formativo Produção Cultural e Design.

Quanto à oferta dos três cursos tecnológicos mais bem colocados na pesquisa, Maria Aparecida explicou que as informações geradas pela consulta pública vão fornecer subsídios para que, bem mais à frente, a unidade possa projetar essa oferta. Conforme ela, a oferta deve atender ao que está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

“No atual eixo Gestão de Negócios, temos o nosso primeiro curso, oferecido este ano, o de Gestão Pública, que está em fase de finalização do processo de vestibular, e o curso de Recursos Humanos, que ainda será lançado. Então, na perspectiva de executar o PDI 2019-2023, a base de informações geradas pela consulta pública fornecerá subsídios para delimitações de outros cursos (de tecnologia e técnicos) a serem ofertados pelo campus a partir de 2020”, finalizou a diretora.

Compilação de interesse nos cursos técnicos e superiores de tecnologia do CBVZO

Texto: Rebeca Lopes
Foto: Gildo Júnior