Mais de 200 pessoas são atendidas no IF Comunidade do CBVZO

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 19/11/2016 15h25, última modificação 23/11/2016 14h52
Em um levantamento prévio, a organização do evento contabilizou mais de 244 atendimentos entre alunos do IFRR e a comunidade dos bairros da zona oeste
Mais de 200 pessoas são atendidas no IF Comunidade do CBVZO

Além de oferecer serviços de saúde e assessoria jurídica, o evento focou também no empreendorismo e qualificação profissional para contribuir com a inserção da comunidade no mercado de trabalho

Sábado, dia de descanso para muitos, ou de resolver problemas pessoais para outros que não têm tempo durante a semana. Mas, para muita gente, é dia de buscar melhorias na saúde e na qualificação.

Tudo isso em uma só manhã de sábado. Foi a 3ª edição do IF Comunidade, promovida, neste dia 19, pelo CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) do IFRR (Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação de Roraima), na Elza Breves, no Conjunto Cidadão, bairro Senador Hélio Campos.

O evento, voltado sobretudo para população da zona oeste de Boa Vista, contou com atendimentos diversos, desde vacinações, orientações na área da saúde e assessoria jurídica a palestras de qualificação profissional, além de oficinas de empreendedorismo, atividades de avaliação física, esporte e cultura. Na contagem prévia, mais de 244 pessoas, entre alunos do IFRR e moradores dos bairros da zona oeste, haviam sido atendidos no evento.

Entre as atividades mais procuradas, estiveram a sala de Avaliação Física (com índice de massa corpórea, medição de pressão, nível de gordura, etc) e as palestras sobre Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e, diferente do ano passado,  sobre “Violência contra mulher”.

A Oquissana Machado Gouveia foi uma das moradores do Conjunto Cidadão que aproveitou a oportunidade e foi buscar algo melhor no IF Comunidade. Ela disse que ficou sabendo da programação e, como está desempregada, resolveu participar para tentar obter algum tipo de melhoria na qualificação.

“Gostei muito da oficina de elaboração de currículo. Consegui aprender como fazer um bem eficiente e, como estou desempregada, vou aproveitar e segunda-feira para sair distribuindo por aí para ver se tenho uma chance de trabalho”, declarou Oquissana, dizendo que ia aproveitar o evento até o último momento, buscando mais atividades.

Já Wolazy Araújo, de 18 anos, disse que mora perto da escola Elza Breves e resolveu entrar para ver o que estava acontecendo. Aproveitou que uma Sala de Avaliação Física estava em funcionamento e quis ver como andava o físico. “Gostei! Deu tudo dentro dos padrões”, comentou.

A servidora pública Rosângela Conceição da Silva foi em busca dos serviços de saúde. Atualizou as vacinas, pegou algumas orientações, mas aproveitou também para verificar como estava o corpo. “Estou aqui vendo o que tem de bom para fazer. Já participei de várias atividades e agora vim fazer minha avaliação física”, disse, afirmando que ia continuar no evento e aproveitar as palestras que ainda iriam começar.

AVALIAÇÃO -  Diretora-geral do CBVZO, a professora Cida Medeiros declarou a satisfação com os resultados do evento, que tem, acima de tudo, a finalidade maior de integrar alunos e comunidade por meio das atividades e serviços oferecidos, além de expandir todo o conhecimento produzido na instituição para toda a sociedade.

“Agradecemos a participação de todos os alunos, dos servidores e da comunidade, bem como dos nossos parceiros, governo do estado, Campus Boa Vista Centro e Conselho Tutelar, porque, sem eles, também não conseguiríamos promover mais este IF Comunidade”, disse a gestora.

A reitora do IFRR, professora Sandra Mara Botelho, que fez questão de prestigiar o evento, destacou que são ações como essas, desenvolvidas por alunos e funcionários, que ajudam a mostrar quem é o IFRR e elevar a instituição.

“É possível comprovar que todos aqui estão mais do que comprometidos com o IFRR, pois, para muitos, comprometimento é cumprir horário. Aqui no IFRR, servidores e alunos participam das propostas e da execução das nossas ações e estão todos de parabéns, principalmente a comunidade que é quem mais ganha resultados com boa formação e serviços”, declarou.

SHENEVILLE ARAÚJO
Fotos: Gildo Júnior/ João Baraúna e Simone Sibele