Mais de 170 alunos do CBVZO participam das Olimpíadas Brasileiras de Matemática

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 07/06/2016 18h40, última modificação 07/06/2016 20h05
O exame visa estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área
Mais de 170 alunos do CBVZO participam  das Olimpíadas Brasileiras de Matemática

Estudantes dos cursos de Serviços Públicos e Comércio fizeram as provas, nos períodos da manhã e e da tarde, nesta última terça-feira, dia 7

Tendo incorporado somente este ano o ensino médio integrado ao técnico, esta é a primeira vez que uma das mais novas unidades Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), o Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), participa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que visa estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. E os alunos estão animados.

 

A aluna do curso de Serviço Público, Poliana Souza Araújo, disse que considerou a prova difícil, mas que acredita ser importante fazer, pois é uma forma de se preparar para outras provas, como o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

“Apesar de difícil, estava bem elaborada, organizada, e eu consegui responder tudo. É importante participar desse tipo de ação porque a gente vai adquirindo experiência para outros exames pelos quais vai passar”, observou.

Rafael Pimenta, também estudante do curso de Serviços Públicos, classificou a prova como muito boa e gostou de ter participado, pois busca pegar ritmo para encarar outras provas, como a do vestibular.

“É bom, porque a gente vê o que realmente aprendeu, e eu consegui comprovar que aqui eu estou bem mais preparado, pois consegui fazer a prova melhor que a anterior, quando estava em outra escola, no ensino fundamental”, comentou.

Segundo o coordenador do exame no CBVZO, professor Alfredo Fernandes, participaram da Olimpíada, no campus, todos os estudantes do ensino médio integrado ao técnico, totalizando 175 alunos, de cinco turmas, sendo três do curso de Serviços Públicos e duas do curso de Comércio.

Para ele, apesar de ser a primeira vez que a unidade de ensino participa do exame, bem como os estudantes do nível médio, a expectativa é muito positiva. “A partir da realização desta primeira, poderemos avaliar melhor o desempenho deles, mas acredito que conseguiremos resultados regulares, dentro do esperado, visto que é a primeira vez que fazem uma prova do nível médio e ainda não viram todo o conteúdo do semestre. Essa vai servir apenas como uma experiência inicial. Nas próximas, com certeza garantiremos desempenho acima das expectativas”, declarou.

PROVAS – A prova da 1ª fase da Obmep, promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Inpa), é composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha). No CBVZO-IFRR, as provas foram realizadas no período da manhã desta terça-feira, dia 7, e também no período da tarde.

No dia 10 de agosto, serão divulgados, no site da Obmep, os classificados para a 2ª fase e os locais das provas, que terão seis questões dissertativas, devendo os participantes expor os cálculos e o raciocínio utilizados. A segunda fase será no dia 10 de setembro.

 

 

 

SHENEVILLE ARAÚJO
CCS/IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste
7/6/2016
« Março 2020 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
  

 

inscreva_se aqui 2017_1