IFRR Zona Oeste vai consultar comunidade sobre oferta de novos cursos

por Rebeca publicado 30/05/2019 15h05, última modificação 31/05/2019 12h26
Com objetivo de consultar o interesse da comunidade na oferta de cursos em um novo eixo tecnológico de atuação, o de Produção Cultural e Design, o Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) vai realizar uma pesquisa no período 3 a 30 de junho, por meio de um formulário on-line

Com objetivo de consultar o interesse da comunidade na oferta de cursos em um novo eixo tecnológico de atuação, o de Produção Cultural e Design, o Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO-IFRR) vai realizar uma pesquisa no período 3 a 30 de junho, por meio de um formulário on-line. A previsão é que os novos cursos sejam ofertados a partir de 2020.

A pesquisa lista alguns dos cursos pertencentes ao eixo tecnológico definido pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção de cursos foi realizada com base na realidade da unidade e na possibilidade de oferta. O formulário contém duas seções, uma para os cursos técnicos (nível médio) e uma para os de tecnologia (nível superior).

No caso de cursos técnicos, que são de nível médio, a duração pode variar de acordo com a modalidade. Nos subsequentes, que são para quem já concluiu o ensino médio, a duração aproximada é de um ano e meio. Se realizado junto com o ensino médio, no chamado curso técnico integrado, a duração total é de três anos. Já os cursos superiores de tecnologia têm duração média de dois anos e meio.

Localizado no Bairro Laura Moreira, o CBVZO é um dos cinco campi do IFRR e atua no eixo de Gestão e Negócios. Em outubro de 2014, foi inaugurado o primeiro curso técnico na modalidade de ensino subsequente, iniciando com Serviços Públicos. Depois veio o Técnico subsequente em Comércio, em março de 2015. Ambos levaram em conta a demanda de mercado. Ainda no eixo de Gestão e Negócios, a oferta está sendo ampliada, com novos cursos iniciando ainda este ano. O novo eixo vem somar e promover maior variedade de cursos no CBVZO, atendendo à necessidade regional.

Para saber mais informações sobre os eixos e os respectivos cursos que estão em consulta, a comunidade pode consultar os Catálogos Nacionais de Cursos, produzidos pelo MEC. No eixo de Produção Cultural e Design, o catálogo lista 30 cursos técnicos. Desses, oito estão para consulta: Técnico em Artesanato, Técnico em Comunicação Visual, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Publicidade, Técnico em Multimídia, Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, Técnico em Paisagismo e Técnico em Fotografia.

Já para o ensino superior, são 14 cursos de tecnologia no eixo consultado. Sete estão na pesquisa do campus: Tecnólogo em Design de Animação, Tecnólogo em Design de Interiores, Tecnólogo em Design Gráfico, Tecnólogo em Fotografia, Tecnólogo em Audiovisual, Tecnólogo em Produção Multimídia e Tecnólogo em Produção Publicitária.

De acordo com a presidente da comissão responsável pela definição do novo eixo tecnológico e dos respectivos cursos a serem ofertados pelo CBVZO, Mariana Souza, a pesquisa ficará no ar por quase 30 dias. Encerrado o período, será passado um relatório para a gestão, e a oferta dos cursos vai seguir a preferência da comunidade.

Para Mariana, essa é a oportunidade de a comunidade indicar os cursos que deseja. “O campus sempre procura ofertar cursos que sejam de interesse da população e do mercado de trabalho, dentro das nossas possibilidades de atendimento. Por isso é de extrema importância ouvir a voz da comunidade e também das entidades que poderão empregar esses profissionais futuramente. Assim, podemos ter mais certeza das demandas no momento de oferecer os cursos”, disse.

O QUE É – O eixo tecnológico de Produção Cultural e Design compreende tecnologias relacionadas a representações, linguagens, códigos e projetos de produtos, mobilizadas de forma articulada às diferentes propostas comunicativas aplicadas. Abrange criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento aplicadas em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e projetos de produtos industriais.

A organização curricular dos cursos contempla conhecimentos relacionados aos seguintes temas: leitura e produção de textos técnicos; raciocínio lógico e estético; ciência e tecnologia; tecnologias sociais, empreendedorismo, cooperativismo e associativismo; prospecção mercadológica e marketing; tecnologias de comunicação e informação; desenvolvimento interpessoal; legislação e políticas públicas; normas técnicas; saúde e segurança no trabalho; gestão da qualidade; responsabilidade e sustentabilidade social e ambiental; qualidade de vida; e ética profissional.

Rebeca Lopes
Fotos: Gildo Júnior/IFRR