IF Comunidade oferece serviços e apresenta Mostra Pedagógica aos moradores da zona oeste

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 09/11/2018 18h35, última modificação 12/11/2018 09h34
Atividades de ensino, ações de pesquisa aplicada, além de serviços de utilidade pública e empreendedorismo, fizeram parte da programação do evento
IF Comunidade oferece serviços e apresenta  Mostra Pedagógica aos moradores da zona oeste

A edição 2018 do IF Comunidade contou mais uma vez com a Mostra Pedagógica do CBVZO, além de serviços de utilidade pública e atividades culturais

A população da zona oeste de Boa Vista teve, nesta sexta-feira, dia 9, a oportunidade de participar de uma série de ações desenvolvidas por professores, técnicos e alunos do CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste). Trata-se da edição 2018 do IF Comunidade, que envolve  diversas atividades e serviços voltados aos moradores do entorno da unidade do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) e que pela segunda vez agregou a Mostra Pedagógica do campus, e o público pôde ter acesso ao que é produzido pelos estudantes e pelos professores.

Além da Mostra Pedagógica, ações de saúde, oficinas de aperfeiçoamento profissional e artesanato, praça de alimentação, apresentações culturais e feira de empreendedorismo fizeram parte da programação.

A estudante Mairla Fernandes, do curso de Serviço Públicos, do CBVZO, acredita que o IF Comunidade tem um valor significativo para o instituto e a comunidade, pois, com os moradores do bairro e das proximidades tendo acesso ao campus e conhecendo o que está sendo realizado, é possível despertar o interesse de muitas pessoas em buscar também uma formação e outras melhorias.

“Também é muito importante para que nós, alunos, possamos mostrar o que aprendemos e fazemos em sala de aula, além de sair um pouco da rotina e colocar em prática nossas atividades e aprendizado”, destacou Mairla.

Para a mãe de uma estudante do campus, Leonilza Gomes, essa ação promovida pelo CBVZO é de grande importância em vários aspectos.

“É algo que é muito bom para o aluno, para a comunidade e para a escola. Todos crescem com isso. É nesse momento que o estudante mostra e põe em prática todo o processo de aprendizado, ajudando a comunidade a ter mais conhecimento, além de ajudar a escola a crescer, pois alunos e unidade de ensino necessitam da comunidade”, declarou Leonilza.

O policial Wagner Assis prestigiou o IF Comunidade na zona oeste e declarou ter ficado satisfeito em razão do grande volume de conhecimentos a que pôde ter acesso sobre o Estado de Roraima e as pesquisas, as ações de aprendizado e as atividades de empreendedorismo desenvolvidas pelo campus.

“É possível ver, com esse evento, como os alunos estão tendo acesso a um ensino de qualidade e poderão se tornar bons profissionais só com o atendimento que estão prestando à comunidade por meio desta ação”, comentou o militar.

A reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, destaca os ganhos que ocorrem para estudantes e comunidade com a realização de um evento como esse.

“É uma grande satisfação poder contribuir para que a nossa instituição congregue tantas expediências, o aprendizado, a pesquisa e ainda poder disponibilizar à comunidade os resultados dessa pesquisa e beneficiá-la com as ações. É um ganho triplo e tenho certeza de que, quando nossos estudantes, hoje do técnico, derem continuidade à formação, terão muito mais facilidade porque já vivenciaram a pesquisa e o contato com a comunidade”, observou Sandra.

O diretor de Extensão do IFRR, Nadson Castro, lembrou o primeiro IF Comunidade realizado pelo CBVZO, quando a Escola Estadual Elza Breves foi arborizada por estudantes, servidores do campus e comunidade, enfatizando o quanto a realização desse evento é importante. “Trata-se de um evento muito significativo para o IFRR, pois é a partir dele que a comunidade tem conhecimento de tudo que tem sido realizado pela instituição e é papel da extensão levar isso para a comunidade”, comentou.

A diretora-geral do campus, professora Cida Medeiros, considera a realização desta edição do IF Comunidade como gratificante, pois é a primeira vez que o evento é realizado na sede própria da unidade de ensino. “Este evento é praticamente o encerramento do ano letivo, quando mostramos para a população tudo que vem sendo feito pelo Zona Oeste, com o envolvimento de todos, professores, alunos técnicos e comunidade. Então, é uma grande satisfação apresentar nossos resultados e abrir nossas portas à comunidade, para que os conheça e participe de todo o processo de aprendizagem, pesquisa e outras ações que possam beneficiar também todos os moradores da região”, declarou.

Fotos: Gildo Jr
CCS/ Campus Boa Vista Zona Oeste